Conheça os itens mais importantes para se preocupar no início do ano letivo



Mais um ano letivo se aproxima e o planejamento para um proveitoso período de aulas terá que ser feito.  Às vezes, para alunos e pais, pode ficar a impressão de que as coisas acontecem naturalmente e sem grandes esforços por parte das instituições de ensino. Mas a verdade é que para tudo funcionar com a devida qualidade, diretores e administradores escolares precisam se dedicar muito e garantir que nada saia dos eixos.

Quem conhece o dia a dia de uma instituição de ensino sabe que esta jornada pedagógica é uma tarefa árdua e precisa de muito esforço, mesmo quando todos da comunidade escolar estão de férias. Neste post vamos abordar alguns pontos que merecem toda a atenção dos gestores no início do ano letivo para evitar deslizes e garantir a todos uma experiência efetiva de aprendizagem!

Existem vários itens importantes para se preocupar com o início do ano letivo. Conheça alguns deles a seguir!

Planeje com profissionais especializados

Alguns diretores centralizam todas as decisões da instituição. Porém, o mais adequado é compartilhar esse planejamento com especialistas de áreas correlatas ao ensino para que tudo possa fluir dentro do prazo e sem gargalos. É essencial que o gestor saiba como e para quem delegar as tarefas, pois esse dimensionamento fará toda a diferença para o bom andamento das atividades da escola.

Defina os papéis de cada setor

O bom funcionamento da escola depende de muitos públicos, como os gestores, coordenadores pedagógicos e professores. E, para garantir que todos trabalhem em harmonia, é importante que no inicio do ano letivo os papéis e as áreas de atuação de cada um deles seja bem definido:

  • Os gestores

Todos aqueles da área administrativa devem se juntar ao planejamento e elaborar a melhor forma de manter as coisas funcionando na escola. Desde desempenho da rede escolar, aos serviços internos praticados pelos inspetores e os faxineiros.
Os gestores e os coordenadores pedagógicos, juntamente com a diretoria, lidam com as diretrizes que a Rede de ensino distribui nas escolas. São essas normas que coordenam o ensino no Brasil em uma esfera mais ampla e todas devem ser seguidas para manter os portões da escola abertos.

  • Os coordenadores pedagógicos
    São os profissionais responsáveis, junto à diretoria, por manter a organização do tempo dos professores para que a carga horária seja distribuída corretamente e toda a programação seja cumprida. Inclusive as atividades extraclasse, para que a escola cumpra com o seu propósito de ensinar e de ajudar no conhecimento cultural e no entretenimento de cada estudante. Sem o tempo para essas atividades, a escola corre o risco de se tornar apenas um lugar para reprodução de conhecimento no quadro negro.
  • Os professores
    A execução satisfatória de um ano letivo passa por um item chave: o professor. Sem ele a sala de aula não existe.
    Todos os professores devem ter um tempo fora de classe para cumprir com suas obrigações. Sem a coordenação devida, faltará o devido tempo para a correção de provas e de trabalhos.
    Um professor também deve preparar a aula, preencher os seus documentos, ajudar nas avaliações de classe e de alunos, além de ter tempo para excursões e eventos escolares. No entanto, nenhum deles conseguirá realizar essas funções com eficácia sem um planejamento e sem reuniões periódicas para definição de metas.

Ajuda da tecnologia

Além de definir bem o que cada área pode e precisa fazer, um bom administrador escolar  precisa fugir dos inimigos da boa gestão de tempo e procurar contar com a ajuda da tecnologia para otimizar as tarefas que consomem a equipe, mas não trazem o retorno esperado para a instituição.

Um bom exemplo de atividade desse tipo é a montagem do quadro de horário dos professores. Essa árdua tarefa demora em média 3 meses para ser concluída e geralmente é atribuída aos gestores e coordenadores escolares, demandando o tempo e o esforço que estes profissionais poderiam utilizar para se dedicar a outras áreas.

Com a ajuda do GridClass, programa para montar quadro de horário escolar, essa tarefa pode ser realizada sem grandes esforços e sem perda de tempo, com a vantagem para as instituições de ensino de economizarem tempo e também dinheiro com a redução das janelas de esperas e pagamento de horas não trabalhadas. Além disso, automatizando essa tarefa, os gestores terão mais tempo para trabalhar mais em prol da melhoria do ensino e garantir um aprendizado de qualidade para seus alunos.

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

9 comentários em “Conheça os itens mais importantes para se preocupar no início do ano letivo”

  1. Author Image Geronimo disse:

    Oi, gostaria de saber o preço do sistema

    Responder
    1. Author Image WPensar disse:

      Oi, Geronimo, tudo bem?

      O orçamento do sistema é personalizado de acordo com a necessidade da sua instituição.
      Qual seu melhor e-mail e telefone? Vamos entrar em contigo pra te passar as informações, tá bem?

      =)

      Um abraço!

      Responder
  2. Author Image Ana Gelma disse:

    QUERIA UMA AJUDA DE VOCÊS DE COMO REALIZAR AS ATIVIDADES BUROCRÁTICAS NO SISTEMA SÓ DA ESCOLA.QUERO DIZER UM SISTEMA PRA ESCOLA.

    Responder
    1. Author Image WPensar disse:

      Oi, Ana, tudo bem?
      Vocês já têm esse sistema da escola ou precisam de um sistema?
      Podemos te dar algumas dicas pra te ajudar, mas precisamos entender melhor o que você precisa.

      Um abraço!

      Responder
  3. Author Image LILIANE disse:

    GOSTEI MUITOS DE TODOS OS PONTOS QUE FORAM COLOCADOS, VERDADEIRAMENTE SÃO NECESSÁRIOS PARA A EFETIVAÇÃO DE UMA BOA GESTÃO. PARABÉNS!!!

    Responder
    1. gestão escolar é um assunto que tem que ser muito discutido, esse sistema podia ser bem divulgado e preparar bem os gestores pra utilizar seria maravilhos

      Responder
      1. Author Image WPensar disse:

        Olá! Que bom que você gostou!
        Você conhece nossa página de materiais educativos?
        http://wpensar.com.br/materiais-educativos/
        Recomende para seus amigos!

        Um abraço!

        Responder

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Você sabe o que é um sistema de gestão escolar?

Leia o artigo completo


Destaque do mês

Evento online e gratuito


Direito para escolas | 1ª edição

Direito para escolas | 1ª edição



Assine e receba nossos posts direto no seu email