3 tecnologias que farão sua escola ter sucesso na Crise Econômica

11

O cenário financeiro atual é muito preocupante. A queda da atividade econômica, o crescimento do desemprego e o aumento da inflação deixam todos os setores da economia em estado de alerta. No entanto, embora seja uma grande vilã, a crise econômica também nos proporciona a possibilidade de aprendermos a não desperdiçar recursos, a economizar dinheiro e, sobretudo, nos torna mais criativos para encontrar soluções para os nossos problemas.

A crise tem afetado todos os setores em atividade e com a educação não é diferente: precisamos, enquanto gestores, pensar em formas mais criativas de solucionar problemas antigos que ajudem a diminuir os custos da escola e das famílias de nossos alunos. Neste post você conhecerá três soluções digitais que podem ser excelentes aliadas em busca de economia e modernização para a sua instituição.

1. Leitura com custo reduzido

Preocupado com o gasto extra que os pais terão para comprar livros paradidáticos, porém ciente de que os alunos precisam ler? Esse problema tem solução! A Árvore de Livros é uma plataforma que disponibiliza um amplo acervo online de livros das mais variadas temáticas, que podem ser lidos pelo computador, tablet ou smartphone. As vantagens são muitas: o preço é acessível e a plataforma possui pacotes especiais para instituições de ensino. Além disso, o aluno pode ler quando e onde quiser, pois todos os ebooks estão disponíveis vinte e quatro horas por dia.

2. Aulas de reforço online

Apreensivo com os alunos com desempenho insatisfatório? Um site interessantíssimo que pode reverter esse processo é o Escola 24 horas. Nele, por meio do pagamento de uma mensalidade, o aluno terá professores disponíveis que darão aulas virtuais de reforço. Esse site atende todo o Brasil e o valor a ser investido é bem mais baixo que o de aulas particulares. Isto também refletirá em economia para a escola, uma vez que não será necessário dimensionar mais professores para aulas de monitoria.

3. Grade de horários eficiente

Sempre que os gestores precisam montar a grade de horário dos professores é uma grande dor de cabeça. Quem já montou uma grade assim sabe bem como é: é preciso verificar a disponibilidade de horário do professor, onde o professor reside, para quais séries ele pode lecionar e se dá aula em outras escolas. Muitas vezes, após conseguirmos encaixar tudo,  aparecem as famosas “janelas”, ou seja, horários vagos que os professores têm no decorrer do período. Além de improdutivo, esses horários podem se tornar algo bastante oneroso para sua instituição. Mas, a boa notícia é: já existe solução para esse problema! O sistema GridClass cria e gerencia quadros de horários escolares, de modo que o gestor consiga montar a grade mais eficiente para sua instituição. Isso é possível porque sua programação economiza um tempo valioso na montagem da grade, evita o surgimento de janelas e minimiza os custos. Dessa forma, a escola economiza e agrada também aos educadores, que trabalharão mais satisfeitos e serão mais produtivos.

Com criatividade e conhecimento digital, é possível economizar e passar pelos momentos de crise com o mínimo abalo possível.

Baixe o material: Ebook Como inovar sua instituição de ensino com tecnologia educacional