Veja como uma comunicação eficaz ajuda a reduzir a inadimplência na sua instituição de ensino

50

Manter uma comunicação eficaz é essencial para manter toda a comunidade escolar informada e engajada com o ensino e o aprendizado. Mais do que isso, manter contato com os pais de alunos possibilita que a escola entenda o que está acontecendo no contexto familiar de seus estudantes para que possa adotar as melhores medidas para tratar os casos de indisciplina, baixo rendimento escolar, alunos faltosos e, é claro, inadimplência.

Cobrar alguém sempre é um assunto delicado, porém, quando a escola mantém um canal de comunicação aberto com os pais dos alunos a relação entre essas duas importantes instituições se fortalece e essa difícil tarefa se torna menos desgastante.

A partir de uma comunicação eficaz, pode-se reduzir a inadimplência.

Como isso é possível?

Abrir um canal de comunicação por meio da tecnologia, no qual o contato seja mais direto e claro, ajuda os pais a se aproximarem da escola e terem mais responsabilidade em relação ao vencimento das mensalidades.

A aproximação entre família e escola permite ainda que os responsáveis entendam que o valor pago mês a mês serve para manter o padrão de qualidade da escola e que precisam se preocupar em mantê-lo para assegurar um bom ensino aos seus filhos.

Logo, enviar informativos explicando, por exemplo, as reformas feitas e contar com o apoio dos pais para que a escola continue tendo o nome que tem é um importante passo para que eles possam valorizar ainda mais sua instituição de ensino.

Quando acreditam na proposta da instituição de ensino, os pais procuram se esforçar ao máximo para que os alunos possam continuar estudando nela, às vezes até abrindo mão do seu próprio conforto.

Porém, quando a situação financeira da família não está estabilizada, nem sempre dá para honrar todos os compromissos financeiros e é aí que a situação fica mais complicada. Se por um lado os pais querem que os filhos continuem tendo acesso a um ensino de qualidade, do outro, as escolas precisam de recursos financeiros para manter a estrutura física, o salário dos professores e colaboradores, investimento em materiais e tudo que é necessário para que essa qualidade seja alcançada.

O que fazer?

Não existe uma receita de bolo para tratar a inadimplência, pois cada caso deve ser avaliado de acordo com suas particularidades. Todavia, a escola pode adotar medidas prevenção e combate a esse mal, como veremos a seguir.

  • Manter um canal direto de comunicação com os pais – dessa forma, ficará mais fácil identificar e tratar cada caso.
  • Enviar lembretes de cobrança, afinal, nem sempre a causa da inadimplência é um problema financeiro de fato, às vezes isso se dá por um simples esquecimento que pode ser facilmente resolvido.
  • Utilizar tecnologias educacionais como aplicativos de agenda digital para saber sobre o contexto familiar dos alunos e oferecer a melhor solução de negociação.
  • Enviar informativos sobre os investimentos da escola, as previsões de melhoria, etc.
  • Facilitar o pagamento das mensalidades, fornecendo a opção de emissão e pagamento de boleto online; afinal, com a rotina cada vez mais atribulada, muitas vezes os pais não têm tempo para ir até a escola e acabam atrasando o pagamento.
  • Identificar quais casos são esporádicos, quais são recorrentes e chamar os casos recorrentes para uma conversa pra chegar a um acordo.
  • Avaliar o rendimento do alunos e oferecer condições especiais como bolsas e descontos para aqueles mais engajados em aprender

Cuidados ao falar com os pais

A escola, quando conversar com os responsáveis sobre a inadimplência, deve manter a calma e a tranquilidade para expor seus argumentos e ouvir a situação dos pais, fazendo com que ambas as partes cheguem a um acordo, focando sempre na educação do aluno, que é o mais importante.

Afinal, como vimos, a comunicação é um importante aliado para que essas conversas sejam sempre produtivas. Contar com o apoio de tecnologias também pode ser uma boa opção para tornar essa comunicação mais rápida, segura e clara.

Hoje em dia, os aplicativos de agenda digital cumprem essa função com maestria e, além de deixar os pais e escola sempre em contato, essas plataformas permitem também acompanhar a rotina escolar do aluno, informando sobre faltas, atestados, notas de provas e até sobre casos de indisciplina.

Tecnologias educacionais como as agendas digitais são capazes de engajar muito mais a família com a proposta da sua escola, fortalecendo os laços entre todos da comunidade escolar e trazendo bons resultados para todos.

Você tem situações de inadimplência na sua escola e quer saber mais como um aplicativo de agenda digital pode ajudar? Fale com um especialista da WPensar!