O que é era mobile? O que devo mudar na minha escola?

O que é era mobile? O que devo mudar na minha escola ou curso?

24

Os dispositivos móveis estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano. Segundo pesquisas, nós olhamos nossos celulares mais de 150 vezes por dia. As transformações sociais e econômicas da era mobile atingem também os processos de ensino e aprendizagem, exigindo que as escolas deixem de lado os modelos tradicionais e adotem novos, baseados na tecnologia móvel.

Dados recentes de mercado mostram que os uso dos dispositivos móveis vêm crescendo exponencialmente no Brasil nos últimos anos e a tendência é que cresça ainda mais nos próximos.

era-mobile-3

As ferramentas digitais permitem que a comunidade escolar tenha mecanismos de transmissão de conhecimento e de comunicação instantânea que suportam as atividades escolares por meio da interatividade, colaboração e autonomia dos alunos.

Entenda melhor o que é a era mobile e como inserir a sua escola neste mundo de novidades.

A era mobile

É praticamente inimaginável nos dias de hoje uma rotina que não inclua a utilização de dispositivos móveis, seja através de aplicativos de comunicação, redes sociais, mecanismos de busca ou outros aplicativos. Os celulares e tablets vêm revolucionando o nosso dia a dia e a forma como nos relacionamos. De acordo com dados da pesquisa Mobile Report, realizada pela Nielsen Ibope, o número de pessoas com smartphones chegou a 68,4 milhões no Brasil, no primeiro trimestre de 2015.
Veja abaixo as funcionalidades mais utilizadas de acordo com a faixa etária dos usuários
era-mobile-1

A era mobile nas escolas

A tecnologia móvel vem exigindo da comunidade escolar uma adaptação de sua arquitetura tradicional de ensino, baseada na transmissão e exposição de conhecimentos pouco dinâmicas e somente através do professor em sala de aula. Hoje, os processos de aprendizagem extrapolam os lugares fixos e formais e atingem grandes proporções em ambientes virtuais. As tecnologias contribuem para o desenvolvimento e o engajamento dos alunos, oferecendo novas formas de comunicação, colaboração e interação.

Adaptação do corpo docente

De forma geral, muitos alunos estão mais confortáveis que os próprios professores com relação ao uso da tecnologia, preferindo novos modelos de interação e comunicação com aplicativos de mensagens instantâneas, por exemplo. Neste sentido, a preparação e o treinamento do corpo docente devem envolver o domínio destas tecnologias e a construção de conteúdos que explorem seu potencial.

É importante que, através de criatividade e inovação, a escola ofereça o acesso à tecnologia e incentive sua utilização voltada para a aprendizagem. Não basta, por exemplo, utilizar os recursos tecnológicos para projetar um conteúdo na tela. É necessário desenvolver métodos que integrem o aprendizado às ferramentas tecnológicas.

Alunos ativos no processo de aprendizagem

As tecnologias móveis oferecem aos alunos ferramentas de busca e comunicação que fazem com que estes assumam naturalmente um papel mais ativo na educação. De qualquer lugar, eles podem acessar conteúdos sobre os quais se interessam. Assim, cabe ao professor incentivar a criatividade, a experimentação e o pensamento crítico a partir de conteúdos online e de meios dinâmicos e ativos dentro e fora da sala de aula.

Confira algumas ideias para a utilização dos dispositivos móveis:

Google Earth

O Google Earth possibilita, de forma dinâmica e interativa, visualizar diferentes partes do mundo a partir de imagens de satélite. Pode, assim, contribuir para a análise de territórios no globo, suas especificidades e características sociais, como situar personagens de livros ou traçar rotas de viagens fictícias.

YouTube

Através da criação de um canal, o YouTube permite que os alunos assistam e compartilhem vídeos relacionados aos conteúdos abordados em classe. Além disso, pode ser uma ferramenta interessante para incentivar a gravação de vídeos por parte dos próprios estudantes.

Google Docs

Com a possibilidade de alteração colaborativa de documentos, o Google Docs é uma excelente ferramenta para projetos de escrita conjunta, nos quais todos os alunos se envolvem na produção de um texto, por exemplo.

Agenda digital WPensar

O aplicativo permite a criação online de um calendário escolar, garantindo que seus alunos, pais e professores tenham acesso às datas de provas, entregas de trabalho, reuniões de pais e outras atividades.

E você, como vem utilizando os dispositivos móveis na sua escola? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

wello-banner-landing-comunicacao-escolar-750x125