Não consigo falar com os responsáveis dos alunos, e agora?

Não consigo falar com os responsáveis pelos alunos, e agora?

41

É de grande importância que professores e gestores consigam manter uma boa comunicação com os pais e responsáveis pelos estudantes da instituição de ensino. Mas, isso nem sempre é uma tarefa fácil: e-mails podem não ser lidos, telefones não são sempre atendidos e nem todos os responsáveis comparecem às reuniões de pais. Fatores como estes podem prejudicar – e muito – a integração da escola com os pais dos alunos. A alternativa para esta situação é um aplicativo de agenda digital.
Os gestores escolares devem ficar atentos ao fato de que a falta de diálogo pode refletir negativamente no desempenho educacional dos estudantes e na satisfação dos responsáveis quanto ao estabelecimento. Sendo assim, é necessário encontrar maneiras que facilitem a comunicação, garantam que os alunos aproveitem o aprendizado recebido ao máximo e os familiares não sejam pegos de surpresa com uma reclamação sobre comportamento, por exemplo. Por outro lado, a escola quando conectada com os pais de alunos também pode saber e ajudar quando os estudantes estiverem enfrentando problemas em casa.

Manter os pais e responsáveis informados sobre o que acontece na escola é um desafio

Pais e responsáveis devem ser avisados quando os alunos passam a apresentar um baixo desempenho escolar. Desta forma, eles ficam cientes do que está acontecendo com os filhos e podem ajudá-los a buscar soluções para melhorar a situação. Quando há falhas nesta comunicação, por outro lado, diretores e professores podem encontrar mais dificuldade para ajudar o estudante a recuperar notas baixas e resgatar conteúdos atrasados. Se os pais ficam sabendo da situação apenas quando os filhos são reprovados, é ainda pior: além de o aluno ter que repetir um ano escolar, alguns pais consideram que este resultado é responsabilidade da escola, que falhou em não acompanhar de perto as notas do estudante.
Para evitar este cenário, a escola deve optar por uma forma eficiente de informar aos pais como está a vida escolar de seus filhos. Algumas situações que devem ser comunicadas aos responsáveis:

  • faltas excessivas,
  • notas baixas nas provas,
  • dificuldade de concentração na sala de aula,
  • indisciplina,
  • desmotivação;
  • casos de agressividade ou intimidação sistemática
  • episódios que resultem em exclusão de sala de aula,
  • desentendimentos com professores e/ou outros alunos.

Muitos destes problemas podem ser mais facilmente resolvidos quando o estudante conta com o apoio familiar, fato que só pode ocorrer quando os responsáveis pelas crianças ou adolescentes estão cientes do que acontece na escola.

Como melhorar a comunicação com os pais

E-mails são formas práticas de comunicação, mas como garantir que todos os pais terão acesso às mensagens enviadas por este canal? Conversas por telefone podem ser mais efetivas neste sentido, mas como acertar a melhor hora para ligar para os responsáveis – de modo que eles não estejam muito ocupados e sim disponíveis para conversar sobre a vida escolar dos filhos?
Pense que a resposta para esta questão – como melhorar o diálogo com os pais – provavelmente está em uma solução tecnológica moderna, como um aplicativo de agenda digital. Por meio dele, há mais agilidade na comunicação entre comunidade escolar e pais de alunos. Além disso, os responsáveis podem usar seus smartphones para checar no aplicativo, o desempenho dos filhos, a qualquer hora e em qualquer lugar.
Dessa maneira, podem oferecer apoio aos filhos sempre que necessário, ficando mais envolvidos com a vida escolar deles. Os aplicativos são ferramentas práticas e não invasivas de comunicação – por isso, são tão difundidas hoje em dia. Então, porque não aproveitar este recurso para melhorar o diálogo na sua escola? Esta é uma ótima maneira de manter os pais engajados e garantir o melhor desenvolvimento escolar para os estudantes.
Sua escola tem dificuldade para contatar os pais e responsáveis pelos alunos? Então conheça aqui o aplicativo de agenda digital WPensar. 

wello-webinar-comunicacao-bullying-banner-email-assistir-480x143-01