Indisciplina – um mal que deve ser combatido por todos

29

Para que escolas e cursos possam funcionar bem e apresentar bons resultados é fundamental que haja disciplina na interação entre os professores e estudantes.
Porém, quem trabalha diariamente em uma instituição de ensino sabe que essa não é uma tarefa fácil, principalmente quando tratamos de jovens em formação de personalidade e caráter.
Neste post, vamos dar algumas dicas essenciais  de como superar o desafio de garantir a disciplina e tornar mais fácil a rotina dos líderes educacionais e docentes.

Conhecimento das regras e conscientização

Há uma série de regras que todos os alunos precisam cumprir para garantir um bom rendimento, como o respeito entre os colegas e em relação ao professor, o silêncio em determinados momentos e a realização dos deveres para a fixação dos conteúdos.
Existem também fatores que os professores, coordenadores, diretores e demais funcionários da escola devem observar para que tudo saia como esperado, como o diálogo franco, principalmente em momentos de conflito.
Há, ainda, a necessidade de os pais e responsáveis participarem do processo de ensino, acompanhando o retorno que os estudos estão gerando para seus filhos. Ou seja, toda a comunidade escolar é responsável pelos resultados do estabelecimento de ensino. E, por isso, é importante haver uma boa comunicação entre todas as partes envolvidas para que a disciplina seja mantida e os resultados alcançados.

Respeito às regras

A escola deve mostrar continuamente aos pais o quanto é importante que eles acompanhem o dia a dia dos filhos na escola, avaliando rendimento e motivação. Este monitoramento precisa ser feito, mesmo que eles não tenham muito tempo disponível.
Além disto, cada escola possui suas regras. Algumas estão relacionadas a valores, como por exemplo, o respeito aos professores e aos colegas, conforme já comentamos. E outras se referem a determinados comportamentos, como por exemplo, não usar aparelhos eletrônicos na sala de aula.
A escola deve deixar bem claro, desde o começo, quais são estas regras. Assim, os pais poderão cobrar isto dos filhos e os mestres terão como repreender as possíveis infrações.

Cooperação entre pais e escola

Pais e coordenadores escolares devem agir juntos sempre que um problema de ordem disciplinar ocorrer. O ideal é tratar a situação com calma, prestando atenção ao que motivou o aluno a infringir alguma regra e contando com apoio psicopedagógico para que se consiga atuar na raiz da indisciplina, evitando que novos episódios ocorram.
Um aluno que faz algo somente para chamar a atenção dos pais, por exemplo, pode não ter problemas com a escola, mas sim em casa. É importante identificar esta situação para combater a indisciplina não só naquele momento, mas em manifestações futuras.

Tecnologia promove maior aproximação entre os envolvidos

Uma boa saída para melhorar a comunicação entre pais, professores, coordenadores e alunos é contar com o apoio da tecnologia.
Ferramentas online que integrem a comunidade escolar como a agenda digital facilitam a troca de mensagens entre os diferentes públicos da escola são ideais para deixar os pais cientes do que ocorrem no dia a dia dos filhos e tornam possível que atuem prontamente para corrigir os casos de indisciplina.
Além disso, os controles dos fluxos de tarefas e trabalhos oferecidos por tecnologias educacionais também são fundamentais para que escolas e pais possam discutir comportamentos, avaliar os  resultados e decidir as condutas adotadas com os alunos.

E então, sua escola já tem um aplicativo? Conheça a agenda digital WPensar clicando aqui.
wello-banner-landing-comunicacao-escolar-750x125