Indisciplina: é importante a ação conjunta entre direção, professores e pais

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Segundo pesquisa divulgada pela OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – o Brasil é o país onde mais se perde tempo em sala de aula devido à indisciplina dos alunos. Os resultados apontam que cerca de 20% do tempo nas salas de aula brasileiras são utilizados para acalmar a bagunça e 13% para assuntos burocráticos, restando pouco mais da metade, 67%, para a aula em si. Assim, a questão da indisciplina compromete os estudos e é um dos maiores desafios pedagógicos dos tempos atuais. Boa parte do problema está associada ao jogo de culpabilização assumido por pais, professores e gestores escolares: a família culpa a escola, a escola culpa a família e o aluno é o principal prejudicado. Confira algumas informações sobre como lidar com a indisciplina nas escolas e entenda porque a solução para este problema depende da união entre direção, pais e professores e da melhora da comunicação entre toda a comunidade escolar:

O papel do professor

O resgate da autoridade do professor é, sem dúvida, uma das questões mais importantes: de forma geral, as estratégias utilizadas pela maior parte dos docentes vai na contramão do que os especialistas apontam como adequado, prejudicando ainda mais as relações em sala de aula. A formação continuada dos professores, no que se refere aos relacionamentos em sala de aula, tem um papel fundamental no trato de casos de indisciplina.

O corpo docente deve estar preparado para equilibrar de forma justa sua reação ao problema, evitando atitudes autoritárias e retrógradas, e reconhecendo a importância do respeito em momentos de conflito. O conhecimento, a segurança e um bom planejamento de aulas também são essenciais para a construção de um relacionamento baseado em respeito mútuo e honestidade, com limites e regras pré-estabelecidos.

Atuação da gestão escolar

A construção de um ambiente cooperativo, no qual o regime interno da instituição preveja situações de indisciplina e maneiras para lidar com ela também é um fator importante: não basta um corpo docente preparado para lidar com conflitos, quando a escola não oferece a este o suporte necessário para tal. Assim, por parte da direção, é fundamental abrir espaço para trocas de experiências e conversas, de forma que as regras sejam estabelecidas democraticamente e assumidas pelos professores e pelos demais membros da equipe.

É também papel da gestão escolar garantir que as famílias estejam cientes das regras e limites estabelecidos pela instituição, informando-os acerca da vida escolar dos seus filhos, para que possam acompanhar seu desenvolvimento, garantir o cumprimento de tarefas e tomar as medidas cabíveis para também colocá-los no caminho certo.

A importância da comunicação

A comunicação entre o corpo docente, a direção e os pais é, portanto, a principal ferramenta para lidar com a indisciplina. A troca de informações entre estas partes é essencial para o esforço conjunto exigido para os casos de indisciplina. Neste contexto, a tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço, oferecendo soluções dinâmicas de comunicação escolar como a agenda digital, por exemplo, garantindo controle sobre situações pedagógicas e ocorrências disciplinares, bem como facilitando a divulgação de campanhas voltadas para este fim.

E você, como vem lidando com a questão da indisciplina na sua instituição? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

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