Indisciplina: é importante a ação conjunta entre direção, professores e pais



Segundo pesquisa divulgada pela OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – o Brasil é o país onde mais se perde tempo em sala de aula devido à indisciplina dos alunos. Os resultados apontam que cerca de 20% do tempo nas salas de aula brasileiras são utilizados para acalmar a bagunça e 13% para assuntos burocráticos, restando pouco mais da metade, 67%, para a aula em si. Assim, a questão da indisciplina compromete os estudos e é um dos maiores desafios pedagógicos dos tempos atuais. Boa parte do problema está associada ao jogo de culpabilização assumido por pais, professores e gestores escolares: a família culpa a escola, a escola culpa a família e o aluno é o principal prejudicado. Confira algumas informações sobre como lidar com a indisciplina nas escolas e entenda porque a solução para este problema depende da união entre direção, pais e professores e da melhora da comunicação entre toda a comunidade escolar:

O papel do professor

O resgate da autoridade do professor é, sem dúvida, uma das questões mais importantes: de forma geral, as estratégias utilizadas pela maior parte dos docentes vai na contramão do que os especialistas apontam como adequado, prejudicando ainda mais as relações em sala de aula. A formação continuada dos professores, no que se refere aos relacionamentos em sala de aula, tem um papel fundamental no trato de casos de indisciplina.

O corpo docente deve estar preparado para equilibrar de forma justa sua reação ao problema, evitando atitudes autoritárias e retrógradas, e reconhecendo a importância do respeito em momentos de conflito. O conhecimento, a segurança e um bom planejamento de aulas também são essenciais para a construção de um relacionamento baseado em respeito mútuo e honestidade, com limites e regras pré-estabelecidos.

Atuação da gestão escolar

A construção de um ambiente cooperativo, no qual o regime interno da instituição preveja situações de indisciplina e maneiras para lidar com ela também é um fator importante: não basta um corpo docente preparado para lidar com conflitos, quando a escola não oferece a este o suporte necessário para tal. Assim, por parte da direção, é fundamental abrir espaço para trocas de experiências e conversas, de forma que as regras sejam estabelecidas democraticamente e assumidas pelos professores e pelos demais membros da equipe.

É também papel da gestão escolar garantir que as famílias estejam cientes das regras e limites estabelecidos pela instituição, informando-os acerca da vida escolar dos seus filhos, para que possam acompanhar seu desenvolvimento, garantir o cumprimento de tarefas e tomar as medidas cabíveis para também colocá-los no caminho certo.

A importância da comunicação

A comunicação entre o corpo docente, a direção e os pais é, portanto, a principal ferramenta para lidar com a indisciplina. A troca de informações entre estas partes é essencial para o esforço conjunto exigido para os casos de indisciplina. Neste contexto, a tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço, oferecendo soluções dinâmicas de comunicação escolar, garantindo controle sobre situações pedagógicas e ocorrências disciplinares, bem como facilitando a divulgação de campanhas voltadas para este fim.

Wello é um aplicativo de comunicação que gerencia comunicados, notificações, calendários de atividades e agenda dos alunos. Facilita a rotina da secretaria da sua escola, ajuda a reduzir os gastos com papéis e impressões e fortalece vínculos com as famílias nas atividades da sua escola. Além disso, o aplicativo é integrado ao sistema de gestão escolar WPensar para facilitar o cadastro de alunos, turmas, séries, níveis de ensino e unidades através do WebApp WPensar. Tornar possível a criação laços e engajamento com a comunidade escolar levará sua escola muito além da comunição.

E você, como vem lidando com a questão da indisciplina na sua instituição? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

wello_banner-conversar-com-especialista_750x125 wello (2)

wello-banner-landing-comunicacao-escolar-750x125

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

2 comentários em “Indisciplina: é importante a ação conjunta entre direção, professores e pais”

  1. Concordo, é isso aí mesmo. O problema é de todos.

    Responder
    1. Author Image WPensar disse:

      Verdade, Patrícia!
      Se cada um fizer a sua parte, o trabalho da escola e dos pais se torna muito mais fácil!
      Temos outros conteúdos no blog que abordam esse assunto, fiz uma listinha para você aqui nesse link;http://blog.wpensar.com.br/?s=indisciplina

      Toda quarta enviamos um e-mail com as atualizações do blog, para receber, é só se inscrever aqui: :https://app.rdstation.com.br/landing-pages/92216

      Abraços!

      Responder

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email