responsabilidade escola e familia

Escola e família, quem faz o quê?



O ensino de crianças e jovens é um assunto que sempre requer muito cuidado e atenção. Por esse motivo, é comum que pais e tutores tenham cada vez mais preocupação com aquilo que seus filhos estão aprendendo. As expectativas que são geradas em cima do ensino e das responsabilidades escolares, no entanto, são tarefas que muitas vezes colocam pais e coordenadores em um descompasso.

Os pais se veem cada vez menos presentes na vida de seus filhos, já que têm uma rotina atribulada e cheia de tarefas para oferecer à sua família o melhor que conseguem e acabam transferindo para a escola a responsabilidade de educação e orientação das crianças e adolescentes. (Veja aqui um post que preparamos para ajudar sua escola a engajar os pais na vida escolar do filhos)

Já as instituições de ensino têm o dever de formar cidadãos preparados para a vida adulta e para o convívio em sociedade, por meio de um acompanhamento e uma comunicação escolar que garantam a qualidade do ensino.

O planejamento da educação

Normalmente, os alunos permanecem na escola de 4 a 5 horas diárias, e precisam nesse tempo lidar com uma série de disciplinas e temas que merecem atenção e muita dedicação e estudo. Só esse cenário já é capaz de mostrar que cabe, portanto, aos dois lados dessa equação, encontrarem um solo seguro e com muita comunicação para que o estudante consiga aprender tudo aquilo que precisa e ter a bagagem escolar necessária para se transformar em um adulto de sucesso.

O papel da escola

Comprometimento com a educação

À escola cabe o compromisso de preparar e monitorar o aluno para garantir que ele esteja recebendo da melhor forma possível todo aquele conteúdo que lhe é transmitido, assim como trazer educadores preparados e competentes para ensiná-lo.

Acompanhamento do processo de ensino-aprendizado

A escola também deve organizar as reuniões de pais e professores para discutir o plano de ensino, assim como passar o rendimento escolar dos alunos para os pais, propondo até, em alguns casos, uma conversa particular ou uma estrutura diferenciada de ensino. Esse acompanhamento será essencial para que tanto os pais como os docentes e gestores saibam os pontos fortes e fracos de cada aluno e possam criar medidas para preencher todas as lacunas do aprendizado.

Planejamento escolar continuado 

Como vimos, é responsabilidade da escola organizar as atividades realizadas em sala de aula e identificar todos os problemas psicopedagógicos que podem atrapalhar o rendimento e a evolução escolar dos estudantes. Ao monitorar alunos e professores, os gestores da escola conseguem identificar em quais pontos devem melhorar seu projeto político pedagógico e têm tempo hábil de mudar seu planejamento antes que um problema maior ocorra. É fundamental também que a escola mantenha um canal direto de comunicação com os pais e responsáveis para que possam acompanhar de perto todo esse processo.

O papel da família na educação escolar

Os pais querem oferecer aos seus filhos o melhor que podem proporcionar, mas é preciso que saibam que não devem interferir de forma ilimitada na educação das crianças, acreditando que cabe apenas a eles definir o que e como os seu filhos devem aprender as coisas. Os responsáveis devem evitar também transferir para a escola a responsabilidade de educar seus filhos com valores morais e sociais, por mais que algumas disciplinas possam levar essas discussões à sala de aula.

Participação escolar

Cabe à família, a participação ativa nas reuniões escolares, o frequente cuidado com o dever escolar e sua realização por parte do aluno, e a garantia que os filhos tenham um ambiente propício para o estudo. Ou, seja, é fundamental que os pais acompanhem de perto se seus filhos e se informem sobre as atividades da escola e, para isso, ter um canal de comunicação que, de fato, funcione é indispensável.

Confiança na instituição de ensino

É importante que na hora de escolher a escola, os pais se atentem ao plano pedagógico e ao corpo docente, para que sua confiança seja plena no trabalho ali realizado. Para que esta relação seja duradoura, os pais devem também tirar todas as suas dúvidas sobre a instituição e sua forma de ensino tanto dentro, quanto fora da sala de aula.

Controle da vida escolar dos filhos

Para que os pais consigam acompanhar seus filhos nas atividades escolares e a escola tenha uma boa comunicação com a família é possível utilizar do avanço tecnológico. O Wello é um aplicativo de comunicação escolar capaz, entre outros atributos, de agilizar a troca de dados e informações entre todos os envolvidos na comunidade escolar: diretores, coordenadores, professores, supervisores, pais e alunos. Desse modo, cria-se uma dinâmica totalmente inovadora para esse relacionamento e estabelece o engajamento dos pais e dos responsáveis na vida escolar dos filhos.

Quer saber mais sobre como o Wello vai mudar pra melhor a comunicação da sua escola com os pais e alunos? Fale com nossos consultores.

wello_banner-conversar-com-especialista_750x125 wello (2)

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

1 comentários em “Escola e família, quem faz o quê?”

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email