Envolvimento da família na educação - como progredir nesse aspecto

Envolvimento da família na educação – como progredir nesse aspecto



São cada vez mais comuns em instituições de ensino as iniciativas para promoção do envolvimento dos familiares na vida educacional dos alunos. A participação dos responsáveis  tende a ser maior durante a Educação Infantil, mas apresenta efeitos positivos em todos os níveis educacionais, contribuindo para uma melhor performance acadêmica dos alunos, além de reduzir problemas de comportamento.

Engajando-se nas atividades escolares, os responsáveis são capazes de monitorar seu desenvolvimento, coordenando esforços com o corpo docente para encorajar o bom comportamento em classe e o cumprimento das tarefas.

Nos Estados Unidos, o assunto virou tema para uma secretaria exclusiva que planeja formas de envolver os familiares na vida escolar dos estudantes e reduzir as diferenças de aprendizado entre mais ricos e mais pobres. Entenda mais sobre a importância da participação da família na vida escolar e como realizar progressos neste sentido na sua instituição:

Por que é importante o engajamento dos responsáveis na educação?

  •          A participação dos familiares é fator essencial para estimular o bom comportamento dos estudantes, demonstrando interesse pelos conteúdos que estão sendo aprendidos e incentivando práticas como a pesquisa e a leitura.
  •          As questões de comportamento exigem cumplicidade redobrada entre escola e responsáveis, já que muitas das atitudes que vêm a atrapalhar o desempenho em sala de aula são decorrentes de problemas pessoais.
  •          Os professores de alunos cujos familiares são envolvidos nas atividades escolares tendem a dar mais atenção a estes, possibilitando identificar problemas de aprendizado e possíveis dificuldades.
  •          A relação com os responsáveis também é positiva para os professores: estes costumam apresentar maior satisfação com a realização de seu trabalho quando envolvidos com as famílias dos estudantes.

Como promover o envolvimento da família na educação?

A forma como deve ser realizado o engajamento dos familiares nas atividades escolares depende de cada instituição, de sua programação e de seu projeto pedagógico. De qualquer forma, algumas dicas são importantes para promover esta participação. Confira:

1. Atente aos horários dos encontros

A falta de tempo e o ritmo de vida agitado dos dias de hoje costumam ser os principais fatores pelos quais os responsáveis deixam de participar da vida escolar dos alunos. Assim, é essencial por parte da instituição, que os encontros e atividades com responsáveis sejam programados em horários convenientes para estes. É importante que sejam também informados com antecedência indicando sua pauta e tempo de duração.

2. Eventos para os familiares

Mais do que participar dos eventos da vida escolar, é interessante que os responsáveis tenham a escola como uma referência para a família. Esta tem, assim, papel importante no debate de questões sociais e culturais, bem como na transmissão de informações relacionadas à educação. Portanto, é interessante que as escolas invistam em eventos voltados para família, com debates e palestras sobre assuntos de interesse.

3. Projeto político pedagógico

A apresentação do projeto político pedagógico da instituição é fundamental para que os responsáveis pelos estudantes se sintam parte da comunidade escolar. Devem, também, ser apontadas atividades previstas para toda a família e as ações institucionais a serem desenvolvidas ao longo do semestre, como campeonatos entre responsáveis, oficinas, noites de leitura, etc.

4. Informe aos responsáveis sobre as atividades escolares

A Internet é uma excelente ferramenta para que a instituição possa oferecer informações sobre as atividades cotidianas da escola, bem como expor os trabalhos e projetos desenvolvidos. É interessante, portanto, que sejam desenvolvidos mecanismos de comunicar e informar responsáveis com relação à produção dos alunos, apresentando cadernos, portfólios e trabalhos coletivos e individuais realizados em sala.

5. Utilize um aplicativo de comunicação

Os aplicativos de comunicação escolar têm como objetivo simplificar e fortalecer a comunicação dos pais com a instituição. O Wello, por exemplo, é um aplicativo que permite à escola gerenciar comunicados, notificações, calendários de atividades e agendas de alunos, além de possibilitar o envio de fotos de atividades realizadas no ambiente escolar e informações de frequências e rendimentos.

E você, como vem promovendo o engajamento dos responsáveis na educação de seus alunos? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email