Conheça os 10 aplicativos mais utilizados no Brasil

52

A tecnologia é algo que realmente veio para ficar. Hoje é praticamente impossível brasileiros viverem sem seus smartphones recheados de aplicativos para que se comuniquem de forma incessante com amigos, familiares, parentes e também se divirtam com games e afins.

Grande parte da população tem acesso à internet

A popularização dos smartphones faz com que o mercado da comunicação móvel se torne cada vez mais acessível. Em uma pesquisa feita pelo instituto Data Popular, 77% da Classe A dos brasileiros possuem celular com acesso à internet. Os números na classe B e C são de 60% e 47%, respectivamente.

Alguns aplicativos dominam os celulares

Mesmo com uma grande variedade de aplicativos disponíveis, um grupo de programas ainda se mantém no topo dos mais baixados e utilizados. Pesquisas recentes mostram que os principais aplicativos baixados e utilizados são voltados à comunicação por meio de trocas de mensagens instantâneas bem como redes sociais, acesso à internet e controle bancário.

Confira, a seguir, os 10 aplicativos mais utilizados no Brasil.

  1. WhatsApp
  2. Facebook
  3. Instagram
  4. Messenger
  5. Youtube
  6. Gmail
  7. Twitter
  8. Skype
  9. Chrome
  10. Banco do Brasil

Aplicativos são utilizados com diferentes finalidades

Os aplicativos são usados em todas as áreas da comunicação e foram criados, em muitos casos, com a intenção de facilitar as tarefas que sempre fizemos, mas de um jeito muito mais prático e rápido. Existem hoje, aplicativos com diferentes finalidades.

O Waze é um famoso aplicativo que integra GPS e trânsito. É muito útil para quem o usa, porque além de mostrar o caminho, ele alerta o motorista sobre radares e fornece rotas alternativas em caso de trânsito parado.

Já na área de comunicação escolar, um aplicativo inovador e que certamente mudará a rotina de escolas é a Agenda Digital WPensar. Ela tem como função agilizar a troca de informações entre todos os envolvidos no ciclo educacional, entre eles: diretores, professores, coordenadores, alunos e pais. O aplicativo foi desenvolvido para alterar a forma de relacionamento entre todos da comunidade escolar e fazer com que os pais ou responsáveis se engajem cada vez mais na vida dos alunos, contribuindo para que a educação melhore cada vez mais.

Outros tipos de equipamentos serão alcançados

O mercado de aplicativos é algo muito grande e provavelmente não ficará restrito apenas aos smartphones. Já existem aplicativos que podem ser instalados em televisões, rádios de carros, geladeiras e demais aparelhos. Isso é apenas o começo. A forma como as pessoas se relacionam está mudando e o mercado certamente irá mudar também para se adaptar a essa nova lógica de comunicação.

Vivemos hoje uma revolução digital e sua evolução será constante.  Os alunos que hoje vivem conectados em celulares, computadores e em outros dispositivos, amanhã serão os pais de alunos e professores das escolas. Por isso, não dá para negar que a tecnologia tem e terá cada vez mais um papel fundamental na educação e, para não ficar para trás, sua escola não pode ficar de fora dessa mudança.

Banner_Trilha-Eva_750x125

Como é o relacionamento da sua escola com os aplicativos de comunicação? Conte pra gente!