Comunicação Pedagógica – um recurso poderoso para alunos e professores

52

O processo de aprendizagem não é algo estanque, trata-se de um movimento que acompanha toda a vida do indivíduo. Claro que, em se tratando da aprendizagem, as fases devem ser respeitadas para que não haja um desgaste mental desnecessário e que, dessa forma, desmotive aquele que aprende.

Para desenvolver o processo de aprendizagem, o ser humano necessita de estímulos externos e internos, como a motivação e a necessidade de algo novo. A partir daí, acontece a transformação da estrutura mental daquele que vivencia o processo. Com isso, surgem novas aquisições de conhecimento e o desenvolvimento de competências.

Comunicação e a interação com finalidade pedagógica

A Comunicação exerce um papel primordial na vida do ser humano, no geral, e quando falamos em educação ainda mais, pois são inúmeras as possibilidades para estreitar os laços entre família, escola, professores e alunos, rompendo barreiras e fazendo a interação, de fato e de direito, acontecer.

O professor e o aluno começam a lidar com um mundo diferente, a partir de culturas e realidades ainda desconhecidas, por meio de trocas de experiências e de trabalhos colaborativos. Sendo assim, podemos verificar que a comunicação pedagógica tem por objetivo contemplar as necessidades mais diversas de aprendizagem.

A importância da mudança social e pedagógica para troca de informações

Toda mudança provoca uma movimentação no ambiente no qual ocorreu: o grupo precisa se adaptar às novas ideia e juntá-las com seu conhecimento anterior para que novas ideias possam surgir. Esse processo é muito rico para o crescimento de todos e para que as trocas ocorridas no ambiente escolar sejam, de fato, produtivas.

Ao envolver a escola, os alunos e seus responsáveis, os aplicativos e plataformas de comunicação escolar facilitam o intercâmbio de ideias e informaçoes entre escola e família e todos saem ganhando.

A tecnologia como parceira na Educação

As novas ferramentas de comunicação são tecnologias que vêm para fortalecer os laços entre família, aluno, escola, professores e coordenação pedagógica, fazendo com que o processo de aprendizagem dê um salto vertiginoso e tornando gestão da escola cada vez mais eficiente e transparente.

Ao informar sobre tarefas de casa, provas, notas de avaliações, por exemplo, os aplicativos de agenda digital permitem que os pais acompanhem  seus filhos de perto e contribuam ativamente para seu crescimento. Em contrapartida, ao saber quais alunos não cumprem as tarefas por indisciplina e quais não as cumprem por dificuldades, os professores podem adotar as medidas para corrigir cada caso e garantir que toda classe caminhe junta.

No dias de hoje em que a vida nos obriga a cuidar de diversos afazeres ao mesmo tempo, a tecnologia vem para possibilitar que os pais estejam amis presentes na vida escolar de seus filhos, dando o apoio necessário para que tenham sucesso nos estudos e em sua vida pessoal.

Aproveitando o encerramento desse artigo, não podemos deixar de citar Vygotsky para destacar o importante papel das trocas ocorridas no ambiente escolar, quando diz: “Acreditar que as características individuais e até mesmo suas atitudes individuais estão impregnadas de trocas com o coletivo”, o autor destaca que, mesmo o que tomamos por mais individual de um ser humano foi construído a partir de sua relação com outro indivíduo e, por isso, a interação faz toda a diferença e seu crescimento.

Quer mais dicas sobre como melhorar a interação entre sua escola, professores, pais e alunos? Conheça o WPensar Agenda Digital.

wello_banner-conversar-com-especialista_750x125 wello (2)