Comunicação escolar – Como engajar os pais e evitar que os alunos deixem sua escola?

34

O problema da evasão escolar preocupa educadores e gestores de instituições de ensino, principalmente em momentos de crise.

Há muitos motivos para que o aluno deixe a escola: falta de interesse pelo método de ensino utilizado, dificuldade de aprendizado, deficiências no transporte escolar, problemas familiares, entre outros.

Neste contexto, a comunicação entre a escola e os pais assume um papel fundamental para que os gestores possam identificar os motivos pelos quais os alunos saem de sua instituição e possam tratá-los ativamente, antes que tomem proporções maiores.

Além disso, é essencial que a instituição escolar esteja preparada para auxiliar no processo de engajamento dos pais  na vida escolar de seus filhos, possibilitando que acompanhem seu desenvolvimento e deem a segurança necessária para que possam aprender com qualidade.

Ter pais engajados com a educação dos filhos faz toda a diferença pra que a proposta pedagógica da escola seja alcançada e a comunicação é a peça chave desse processo.

Entenda como uma comunicação eficiente com os pais pode contribuir para evitar que seus alunos deixem a escola:

1. Análise caso a caso

É fundamental que a escola seja capaz de analisar os casos específicos para entender os pontos de evasão aos quais deve ter mais atenção.

É importante também identificar os problemas que impedem os pais de estarem mais próximos da escola, pois é através dessa troca de informações com a família que a escola entenderá as dificuldades dos alunos e pais, e conseguirá evitar que elas continuem ocorrendo.

2. Críticas e sugestões

Dar voz aos pais e garantir que suas críticas e sugestões sejam ouvidas é fator de extrema importância na comunicação. A gestão escolar deve oferecer aos pais dos alunos meios de compartilhar suas ideias e levá-las em consideração no desenvolvimento das atividades de forma ponderada e efetiva. Demonstrar com ações e iniciativas que as intervenções dos pais e dos alunos vêm sendo levadas em consideração pela escola é uma ótima forma de incentivar o engajamento deles na educação dos filhos e evitar que busquem outra instituição de ensino para seus filhos.

3. Comunicação e aproximação

É essencial que a gestão encontre formas de comunicar os pais sobre as atividades realizadas na escola e a importância delas para o desenvolvimento dos estudantes. É papel da instituição ainda incentivar e promover o acompanhamento dos procedimentos escolares pelos pais dos alunos. Acompanhar de perto a evolução dos filhos através das informações que circulam no ambiente escolar contribui para que os problemas que causam a evasão escolar sejam identificados previamente. Assim, para uma relação de confiança e transparência, a gestão escolar deve comunicar aos pais informações como notas, frequência dos alunos, lembretes e novidades da escola.

4. Novas tecnologias no ambiente escolar

As tecnologias vêm cada vez mais contribuindo para potencializar os efeitos de uma boa comunicação no ambiente escolar, permitindo uma maior interação entre gestores, corpo docente, administração e pais dos alunos.

A agenda digital do WPensar é um ótimo exemplo disso. O aplicativo de agenda digital foi desenvolvido para agilizar e fortalecer a troca de informações entre todos da comunidade escolar, permitindo que os pais sejam comunicados das atividades escolares e da rotina escolar diária de seus filhos, bem como de eventos, ocorrências e novidades institucionais.

Veja aqui mais benefícios da adoção de um aplicativo de comunicação escolar. Saiba como medidas simples farão toda a diferença para que os pais estejam cada vez mais próximos da sua instituição, auxiliando os professores e ajudando os alunos a alcançarem o sucesso.

Como vem sendo realizada a comunicação na sua instituição de ensino? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários! Quer um aplicativo com a marca da sua escola? Conheça o WPensar Agenda Digital.


Baixe o material: Guia Guia de engajamento para escolas