Como modernizar a comunicação escolar sem deixar de lado os pais menos tecnológicos

Veja como modernizar a comunicação escolar sem deixar de lado os pais menos tecnológicos

45

Atualmente, a entrada da tecnologia no dia a dia das instituições escolares é algo cada vez mais comum para modernizar o relacionamento com os pais de alunos. Tal medida proporciona inúmeras vantagens, como melhoria na comunicação da escola com seus públicos, otimização de tarefas, agendas e processos envolvidos na condução dos trabalhos escolares.
Muitos gestores, no entanto, ainda estão na vontade e até mesmo na necessidade de modernizar a comunicação na escola e investir em um aplicativo que ajude a manter contato com pais e alunos de forma mais rápida e fácil. Mas, alguns fatores como a dificuldade de engajar os pais menos “tecnológicos” acabam tornando esta decisão um pouco mais demorada.
Neste post, mostraremos que modernizar a comunicação não significa excluir e sim integrar a comunidade escolar, trazendo-a para perto da escola. Discutiremos, também, como você pode conciliar perfis de pais que estão menos acostumados com a tecnologia de forma fácil e segura!
Aproveite para descobrir como melhorar sua comunicação com as dicas a seguir.

Mostre a tecnologia como aliada

Você pode marcar uma reunião ou até mesmo fazer uma campanha para divulgar o verdadeiro intuito do uso de aplicativos na escola, de modo a desmistificar a possível ideia de que isto é mais um item para “complicar” ou “atrapalhar” a rotina já tão atribulada.
Em outras palavras, o aplicativo deve ser visto como facilitador e não como um item burocrático por estes pais que não estão muito acostumados com a tecnologia.
Justamente por desconhecerem a maioria das funções destas ferramentas, eles podem ser induzidos a pensar, erroneamente e em um primeiro momento, que elas vieram para burocratizar e não especificamente facilitar a comunicação.
É preciso deixar claro que, além de poupar muito tempo dos professores, gestores e pais, os aplicativos possibilitam que os responsáveis participem mais ativamente da vida escolar dos filhos, pois sempre terão na palma da mão toda a informação que necessitam.

Instrua os pais a respeito da utilização

Ou seja, dê suporte. Não somente divulgue que será usado um aplicativo, mas ajude os pais a se sentirem familiarizados com o novo sistema, ajudando-os no primeiro contato com a ferramenta.
Muitos gestores têm medo de que, ao modernizar a comunicação, percam o contato com os pais que não têm costume, por exemplo, de usar tablets, smartphones ou até mesmo computadores e internet com regularidade e, assim, acabem afastando esse público da escola, cuja participação é fundamental.

Ajuste seu aplicativo para os pais

Procure incluir no aplicativo, funcionalidades e informações que sejam de verdadeiro interesse dos pais, que efetivamente respondam ao que eles querem ou precisam saber e entender.
Desta forma, vendo utilidade e sabendo que há um canal disponível para obter estes dados, eles estarão muito mais motivados a consultar a ferramenta e, com o tempo, até mesmo sugerir o que é possível melhorar por meio dela.

Deixe que eles participem da comunicação

Não tem problema que demore um tempo a mais para que isso seja feito por meio do app. Até mesmo porque a transição para modernizar a comunicação com esta tecnologia não precisa acontecer de forma abrupta: no início, a escola pode usar o app e a agenda convencional, simultaneamente.
Ou então, a escola pode, por exemplo, manter a utilização da agenda apenas para pais não adeptos da tecnologia e usar o app para os demais, de modo que nenhum deles se sinta “pressionado” ou desestimulado a participar.
Do mesmo modo, permita que deem opiniões a respeito de como ficaria mais fácil para que acessassem e entendessem o que é tratado pelo app.
É importante entender que um aplicativo oferece muitos benefícios que podem ser usados estrategicamente para alinhar a escola com seus públicos: por meio de notificações, por exemplo, é possível não só informar a rotina diária, ocorrência e deveres, como convocar para reuniões quando tiver assuntos mais importantes para tratar diretamente, como o rendimento.
Por meio de um aplicativo, os professores podem, por exemplo, se aproximar do universo dos alunos, usando a mesma plataforma de comunicação que eles e até utilizando esta aproximação para conquistar a simpatia dos pais em relação a seu uso.
E você, já tem um aplicativo de comunicação para modernizar a troca de informações em sua escola? Que tipo de dificuldades encontra neste caminho? Envie suas dúvidas ou compartilhe sua experiência nos comentários!

Baixe o material: Ebook O que fazer para melhorar a comunicação entre escola, pais e alunos?