Como a tecnologia pode ajudar os pais a acompanhar a vida escolar dos filhos



A internet trouxe muita facilidade para a vida das pessoas. É possível pagar contas sem sair de casa, comprar objetos raros em lojas virtuais e manter contato diário com amigos que moram longe. As novas tecnologias deixam tudo isso ainda mais prático: aplicativos desenvolvidos para smartphones permitem que você gerencie sua conta bancária e cheque seus e-mails de qualquer lugar.

Mas não é só o saldo bancário e as mensagens eletrônicas que podem ser controlados remotamente. Algumas escolas já usam a internet e aplicativos de celular para aumentar a participação dos pais na vida escolar dos estudantes. Com isso, facilitam o acesso dos pais às notas dos filhos, ao número de faltas e a outras informações importantes.

Tecnologia a favor da educação: como os pais podem usá-la para participar da vida escolar dos filhos

A utilização de tecnologias como os aplicativos de comunicação escolar facilita muito a vida de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Quando os pais têm mais informações sobre o rendimento escolar dos filhos, podem ajudá-los a melhorar o desempenho escolar. Se a criança começa a apresentar médias baixas em matemática, por exemplo, os responsáveis podem oferecer a base necessária em casa para que o estudante recupere as boas notas. Podem fazer isso de diferentes maneiras: conversar com a criança para entender quais são as principais dificuldades é o primeiro passo.

Depois, pode ser estruturado um plano para que o aluno melhore o desempenho na matéria. Uma ideia é ajudar o filho a fazer as tarefas em casa, tirando possíveis dúvidas que eles tenham sobre o assunto. Também pode ser o caso de contratar um professor particular ou de agendar uma visita à escola para descobrir, junto com o professor ou coordenador, qual é a melhor maneira de ajudar o estudante. Tudo isso é importante para que o aluno mantenha um bom rendimento escolar e tenha acesso às melhores oportunidades no futuro.

Outro benefício do uso de um aplicativo de comunicação escolar é a praticidade que os pais têm para acompanhar as atividades feitas pelos filhos no colégio e para confirmar presença nas reuniões de pais e professores. Estes encontros são fundamentais para que os responsáveis saibam como está a vida acadêmica dos filhos: não só as notas, mas também o comportamento. Ter um aplicativo que envia lembretes destas importantes reuniões é uma maneira de garantir que o pai ou a mãe do aluno estarão presentes no dia e que não deixarão o aluno desamparado.

A participação presencial continua sendo essencial

A tecnologia pode ser muito eficiente para os pais aumentarem o controle escolar dos filhos porque facilita a comunicação entre escola e responsáveis. Porém, o envolvimento presencial dos pais continua sendo fundamental para garantir que eles sejam parte ativa na educação das crianças. A presença nas escolas para conversar com os professores e em eventos especiais, como apresentações de dança e homenagens no dia dos pais e das mães, são alguns exemplos.

A tecnologia tem como principal função agilizar o acompanhamento das atividades escolares feitas pelos filhos, simplificar a comunicação entre pais e mestres e manter os pais bem informados sobre o que acontece no colégio. Com base nestes importantes dados, os pais podem aumentar seu envolvimento na vida escolar dos alunos, oferecendo todo o suporte necessário para melhorar notas baixas e controlando as faltas e atestados do aluno.

De que outras formas você acha que a tecnologia ajuda a aumentar a participação dos pais na vida escolar dos filhos? Participe, deixe sua opinião nos comentários.

wello_banner-conversar-com-especialista_750x125 wello (2)

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

6 comentários em “Como a tecnologia pode ajudar os pais a acompanhar a vida escolar dos filhos”

  1. Author Image Edna Pessanha disse:

    Caros senhores

    Sou Edna Pessanha, jornalista responsável pelo Portal de Notícias anapress.org desejo pedir autorização para publicar alguns textos do Blog W Pensar em nosso Portal. Serão dados todos os créditos ao Blog e aos autores dos textos.
    Desde já agradeço sua atenção.
    Fico no aguardo de uma resposta que espero seja positiva.
    Cordialmente.
    Edna Pessanha

    Responder
    1. Author Image WPensar disse:

      Olá Edna! Pedimos para que entre em contato pelo e-mail contato@wpensar.com.br para autorização.
      Agradecemos o seu contato.
      obrigado!

      Responder

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email