Aplicativos de comunicação – Uma forma inovadora de conectar escola, pais e alunos



Ter um perfil participativo no dia a dia escolar dos filhos sempre foi algo extremamente necessário, para conhecer mais sobre a vida escolar deles e auxiliá-los, em parceria com a escola, em suas dificuldades. Porém, cumprir essas obrigações nem sempre é fácil: o tempo é escasso e, muitas vezes, a comunicação escolar é dificultada por fatores que podem parecer banais, mas que afetam diretamente a qualidade da integração entre escola e pais.

Como, então, melhorar a comunicação escolar como um todo, facilitando a vida dos pais, diminuindo o ruído nas interações e melhorando o contato com a escola? A resposta está no uso de um aplicativo de comunicação escolar.

Por que é necessário ter uma comunicação dinâmica na escola?

A vida escolar dos alunos é repleta de atividades pensadas pela instituição de ensino para oferecer a melhor formação profissional e pessoal para os estudantes. Estas atividades precisam ser acompanhadas de perto pelos pais para que escola e família estejam em sinergia e esse aprendizado seja efetivo.

As tarefas diárias, como dever de casa, devem ser checadas pelos responsáveis para que incentivem os filhos a realizá-las da melhor forma possível e para que possam auxiliá-los a distribuir bem o tempo entre o lazer e a escola. Além disso, outras atividades como semana de provas e trabalhos, datas comemorativas, seminários e festivais devem ser comunicadas com antecedência aos pais e alunos para que possam se programar para desenvolvê-las e acompanhá-las.

As atividades extra-curriculares que ocorrem com uma certa frequência também são muito importantes e é essencial que todos os pais estejam cientes das datas e horários destes acontecimentos.

Para todas essas atividades citadas, a realização de comunicados por meio dos métodos tradicionais pode nem sempre dar certo ou ser 100% efetiva.  Os filhos podem não mostrar as agendas aos pais ou estes podem se esquecer de pedir para vê-las, por exemplo.

Se um contato por telefone for realizado, ainda há chances de o responsável não estar em casa naquele momento e não ficar sabendo dos acontecimentos também. Mesmo via e-mail, é possível que haja uma falha na comunicação escolar, com e-mails parando na caixa de spam e não sendo abertos ou lidos com a devida atenção.

Com um aplicativo de comunicação escolar, nenhum destes problemas vai acontecer. Por mais que a instituição decida manter os métodos tradicionais de comunicação escolar (agenda física, e-mail e telefonemas) é importante ter uma garantia de que todo e qualquer informe chegue aos pais e responsáveis dos alunos. E o aplicativo de comunicação escolar fornece essa garantia.

Comunicação sem ruído: mais do que um desejo, uma necessidade

A comunicação está cada vez mais dinâmica: mexemos no computador enquanto assistimos TV, pagamos contas enquanto nos deslocamos para o trabalho, lemos jornais e livros em nossos tablets e celulares antes de dormir. Ou seja, somos cada vez mais móveis e conectados e a comunicação escolar precisa entender e acompanhar essa demanda.

Ao começar a utilizar um aplicativo de comunicação escolar na sua instituição, você possibilita que todos os pais e responsáveis estejam sempre em contato com o que está acontecendo na vida escolar de seus filhos, garantindo que eles recebam notificações sempre que algum evento novo estiver para acontecer (reuniões, conselhos, dias em que não haverá aula, etc.).

Além disso, com um app mobile, os responsáveis podem acompanhar a frequência dos filhos, verificar as demandas de exercícios e tarefas, consultar notas de provas e trabalhos, etc, enquanto estão no trânsito, tomam um café no trabalho ou esperam na fila do mercado. Essa facilidade de acesso às informações incentiva a mudança de hábito das famílias, que passarão a acompanhar e interagir muito mais com a escola.

Com um aplicativo com estes tipos de funcionalidades, evita-se os ruídos de informações que sempre costumam acontecer com os métodos tradicionais, quando a criança é usada como canal de informação mais confiável e, muitas vezes, as informações não são repassadas corretamente.

A dinâmica de relacionamento entre a instituição, pais e alunos tende a aumentar quando os responsáveis percebem que estão recebendo a devida atenção da instituição, além de terem o relacionamento com a vida escolar dos filhos mais facilitado, já que todas as informações que precisam saber sobre ela estão ao alcance da mão.

Tão importante quanto ter a iniciativa de implantar este novo modelo de comunicação é garantir que a qualidade do aplicativo escolhido seja condizente com o nível da sua instituição e que ele seja de fácil utilização.  Por isso, na hora de escolher um aplicativo de comunicação, entenda bem qual o cenário da sua escola e certifique-se de que a ferramenta oferece todas as funcionalidades necessárias para engajar os alunos, informar os pais e auxiliar os professores de sua instituição.

Quer saber mais sobre como melhorar a comunicação na sua instituição de ensino? Converse com um consultor do Wello, o aplicativo de comunicação perfeito para sua escola!

wello_banner-conversar-com-especialista_750x125 wello (2)

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

3 comentários em “Aplicativos de comunicação – Uma forma inovadora de conectar escola, pais e alunos”

  1. O aplicativo de vocês envia notificações, ou melhor, avisa o usuário que existem notificações?

    Responder
    1. Author Image WPensar disse:

      Oi, Izabel!

      Notifica sim! 🙂 . Além disso, os usuários também podem colocar um lembrete e um alarme para não esquecer dos eventos importantes. Outra funcionalidade bem legal é que você pode saber quem recebeu e leu suas mensagens.

      Podemos marcar uma demonstração para mostrar as outras funcionalidades e como tudo funciona , o que acha? É só colocar seus dados aqui;http://bit.ly/1SKYGd6 ou enviar um email para o contato@wello.com.br..

      Abraços!!

      Responder

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email