Tecnologias educacionais: entenda a importância e as últimas tendências

  • Colina Tech

  • 4 anos atrás

  • 8 min de leitura

Atualmente, muitas tecnologias educacionais deixaram de ser apenas tendências e estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Principalmente pela oferta de dispositivos, como smartphones, notebooks, tablets etc. 

Um exemplo é a popularização de plataformas virtuais que possibilitam não só a transmissão de aulas à distância, mas uma melhor organização dos estudos e o acompanhamento do aprendizado.

Trata-se de ferramentas que facilitam a gestão escolar por parte das instituições de ensino, pois simplificam processos, analisam dados para produzirem indicadores e auxiliam no controle de notas, frequências, acessos, etc. Logo, são importantes para a área de educação em geral.

Continue a leitura deste post e confira algumas informações que mostram a importância dessas tecnologias e também as principais tendências da área. Acompanhe!

A importância da tecnologia para a gestão escolar

A tecnologia na educação é importante tanto para o aprendizado quanto para a própria gestão acadêmica e administrativa. Por meio dela, é possível realizar um planejamento escolar mais eficiente e baseado em dados, o que permite até mesmo obter informações úteis para outras áreas, como o comercial e o marketing educacional.

Nesse sentido, a gestão escolar vem se beneficiando de softwares e instrumentos tecnológicos que ajudam gestores e funcionários, tornando o processo educacional mais eficiente e preciso. Isso, por sua vez, traz vantagens para a comunidade escolar e os demais stakeholders das instituições de ensino.

O uso de um sistema de gestão escolar, por exemplo, otimiza uma grande quantidade de atividades feitas diariamente em entidades e instituições de ensino, possibilitando, inclusive, a obtenção de dados estratégicos.

Uma ferramenta financeira que simplifica o controle de contas a receber ajuda a acompanhar a inadimplência, fornecendo dados para que a equipe consiga adotar ações para reduzi-la.

Aliás, uma vantagem do sistema robusto é a visibilidade das informações e situações do negócio. Facilitando, assim, a compreensão por meio de dados, estatísticas, relatórios etc.

Outro benefício é o ganho de agilidade obtido em processos acadêmicos, administrativos e comerciais, devido aos fluxos de trabalho, além de procedimentos padronizados e configurados no sistema com base em boas práticas.

Afinal, é comum que a desenvolvedora atualize o sistema tendo como referência cases de sucesso ou modelos de processos que apresentam bom desempenho.

Logo, é possível dizer que, devido à tecnologia educacional, dá para aprimorar o gerenciamento escolar em diferentes setores de uma instituição. Além disso, o processo de ensino-aprendizagem também é beneficiado por novas ferramentas tecnológicas que, inclusive, podem ser combinadas ou utilizadas em conjunto com as de gestão escolar.

Dessa forma, a vantagem pode ser ainda maior para a entidade de ensino.

Principais tendências do mercado de educação

O mercado de ensino é dinâmico e costuma ser muito influenciado por novas ferramentas, especialmente as que permitem maior personalização, compartilhamento e acesso a conteúdos educacionais. A seguir, conheça algumas tecnologias que podem ou têm influenciado esse setor!

1- Inteligência Artificial (IA), aprendizado de máquina e maior importância dos dados

A Inteligência Artificial (IA) é uma das tendências que continuam a se desenvolver no setor. Ela não só contribui para aprimorar o conteúdo educacional oferecido, como também pode ser usada para personalizá-lo, conforme as necessidades dos estudantes.

Além disso, ajuda os educadores a fornecerem dados importantes para que possam avaliar a qualidade do ensino, resolver problemas da área e tomar decisões que melhorem o ambiente escolar. Isso se reflete no aumento da disponibilidade de informações orientadas por dados. Consequentemente, os profissionais da área poderão se tornar mais eficientes.

O aprendizado de máquina (machine learning) e a computação cognitiva também abrem novas possibilidades de apoio ao ensino. Por meio dessas tecnologias é possível desenvolver assistentes virtuais que “aprendem” o que precisam transmitir para estudantes para auxiliá-los em seus estudos.

Isso porque conseguem processar e analisar um grande volume de dados, a fim de obterem informações que podem ser úteis aos alunos e, até mesmo, personalizar orientações educacionais — ao indicar exercícios e videoaulas, organizar rotinas de estudos, responder dúvidas, entre outras funções. 

Ainda, instalados em notebooks, tablets, smartphones, podem ser carregados para onde o estudante for. A análise de dados também pode ajudar as instituições de ensino.

Uma escola pode avaliar comportamentos dos alunos em sua plataforma de educação, como quais e-books são mais acessados por eles, que recursos são menos usados, quais conteúdos são vistos mais vezes etc.

Com base nisso, é possível melhorar a configuração do sistema, incrementando novas funcionalidades e removendo as que não são eficientes. Desse modo, a análise de dados possibilita entender melhor as principais dificuldades dos alunos para que os professores possam orientá-los de maneira adequada, bem como preparar aulas melhores.

2- Inteligência das Coisas (IoT) e Big Data

Ainda em relação à avaliação de dados, vale destacar a importância de soluções voltadas à análise de Big Data, como Big Data Analytics. Com o crescimento do número de dispositivos conectados à internet, especialmente pelo advento da Internet das Coisas (IoT), o volume de dados gerados se expandiu consideravelmente e a tendência é continuar.

De acordo com estimativas da Cisco, até 2023, haverá 29,3 bilhões de dispositivos conectados em rede. Desse montante, 14,7 bilhões serão de conexões Machine-to-Machine (M2M) ou máquina a máquina.

A análise dos dados gerados pelos dispositivos dos alunos ligados à IoT poderá fornecer mais insights aos educadores e aos gestores de instituições de ensino. Com isso, será possível melhorar ainda mais a personalização de conteúdo, a correção de processos educacionais e a escolha de instrumentos de aprendizado.

3- Aprendizagem móvel (m-learning) e maior acesso à educação

O uso de smartphones permite acompanhar vídeos, textos e áudio mais facilmente. Além disso, esses dispositivos são muito populares, permitindo a um grande número de pessoas o acesso à internet e a conteúdos educacionais online.

Com o advento da tecnologia 5G, a tendência é ter conexões Web melhores e, por consequência, maior possibilidade de acompanhar conteúdos mais pesados, longos e diversificados.

O aprendizado online também possibilita o acesso ao ensino em locais remotos, viabilizando que mais pessoas possam estudar. Outro ponto é a utilização de conteúdos virtuais, que podem ser acessados a qualquer hora, em qualquer dia e lugar, desde que se tenha conexão à internet.

Dessa forma, eventuais limitações geográficas e temporais podem ser solucionadas.

Vale destacar que a própria personalização do ensino e o aprendizado diferenciado proporcionado pelas tecnologias citadas facilitam o estudo e o acesso ao conhecimento. Além disso, estudantes com dificuldades de aprendizado ou físicas podem ser beneficiados por tecnologias que adaptam o conteúdo educacional às suas necessidades.

Formas de usar a tecnologia na educação

Existem muitas tecnologias que podem ser aplicadas no dia a dia do ensino e da gestão escolar. Veja algumas das principais!

Plataformas online para estudo

Para começar, temos as plataformas de EAD, que são usadas para a transmissão de aulas, organização de atividades e para o estudo em cursos a distância.

Além disso, há plataformas educacionais que possibilitam o envio de atividades, a troca de mensagens, o acesso a conteúdos das aulas, entre outras funções. Essas servem como apoio e fornecem instrumentos didáticos para professores, alunos e escolas.

Sistemas de segurança

Em um mundo cada vez mais digitalizado, a importância da segurança da informação cresce continuamente. Por isso, escolas e outras instituições precisam investir em soluções de segurança digital eficientes para protegerem seus sistemas e dados, bem como as informações de seus estudantes.

Vale reforçar que, nos ambientes físicos, sistemas automatizados de segurança escolar também são importantes para manter os alunos seguros.

Sistema de gestão escolar

Um software de gestão é fundamental para o controle de processos escolares, além de facilitar a obtenção de dados e a realização de procedimentos, como:

  • monitorar contas a pagar da escola;
  • emitir notas fiscais de serviços — isso pode ser feito pelo próprio sistema;
  • possibilitar a emissão de 2ª via de boleto bancário e de ficha financeira via internet por parte dos alunos;
  • gerar relatórios de fluxo de caixa, de faturamento por turma, de descontos concedidos, facilitando o controle de inadimplência e gerando informações para a tomada de decisões;
  • organizar e acompanhar as notas do estudante por semestre, trimestre, bimestre ou de outra forma que a escola preferir;
  • facilitar o acompanhamento de eventos escolares, como simulados, provas, reuniões de pais e mestres, viagens, excursões etc. Basicamente, fornece um calendário completo;
  • permitir que os pais recebam alertas de atrasos ou ocorrências relacionados ao comportamento dos filhos.

Um sistema de gestão ajuda líderes a aumentar a eficiência do gerenciamento da entidade e, até mesmo, a aproveitar melhor o potencial e os recursos de outras tecnologias educacionais. Isso demanda uma integração entre as tecnologias de ambas as áreas (gestão e educação).

Caso contrário, os pontos positivos e negativos do ensino, os processos envolvendo notas e mensalidades, a avaliação dos colaboradores, entre tantos outros procedimentos que demandam essa integração, podem acabar prejudicados. 

Por fim, mesmo que um dos campos seja muito tecnológico, como o de ensino, ele poderá ter sua eficiência reduzida pelo baixo nível tecnológico da outra área, como a de gerenciamento.

Impactos das novidades tecnológicas para o setor

Existem tendências tecnológicas para o público de instituições educacionais e para as próprias entidades, que vêm sendo implementadas ou podem impactar positivamente o ambiente escolar nos próximos anos. Descubra 3 delas a seguir!

1. Gamificação e games educativos

Os games não são mais recursos utilizados apenas para entretenimento. Afinal, o universo virtual dos jogos se transformam em poderosas ferramentas para treinamento de colaboradores, compras online, avaliações de equipes etc. Isso faz parte do processo conhecido como gamificação.

No ambiente educacional, a gamificação se traduz em oferecer recompensas (mesmo que virtuais), formar rankings de bons alunos, trazer desafios aos estudantes, por exemplo. É possível até mesmo estabelecer um sistema de pontuação que faça os educandos quererem acumular pontos.

Isso é diferente da atribuição de nota, pois pode servir para conceder brindes aos estudantes mais empenhados.

O uso de games educativos também traz benefícios, pois utiliza um ambiente familiar. E, além disso, os recursos facilitam o aprendizado de conceitos. Bem como simplificam o estudo de teorias e permitem a simulação e aplicação do que os alunos aprendem na sala de aula.

2. Realidade estendida

Realidade virtual (Virtual Reality — VR), realidade aumentada (Augmented Reality — AR) e realidade mista (Mixed Reality — MR) são conceitos tecnológicos que fazem parte da realidade estendida (Extended Reality— XR). Trata-se de tecnologias que unem recursos físicos e digitais, gerando novas possibilidades de interação entre professores e alunos, bem como de aprendizado.

Nesse sentido, é possível citar o uso de óculos de realidade virtual, que pode tornar aulas online mais imersivas e ainda facilitar o entendimento de exemplos de temas estudados. Isso porque permitirá acompanhar imagens de maneira mais interativa.

Outro exemplo é a lousa digital, que possibilita pesquisar conteúdos em sala e promove maior interatividade e colaboração durante o ensino.

3. Mudança no perfil dos estudantes

A nova geração de estudantes tem um perfil totalmente engajado no ambiente online, com facilidade para o acesso a computadores e dispositivos móveis.

O novo estudante tem a possibilidade de buscar na internet os assuntos que preferir, o que torna a aprendizagem muito menos centralizada. Por essa razão, reduz-se o interesse por aulas “intermináveis”, muitas vezes consideradas monótonas, cansativas e pouco produtivas.

Nesse sentido, as famílias e estudantes cobram metodologias de ensino inovadoras e alinhadas às novas demandas do mundo moderno.

4. Maior acesso à informação e materiais didáticos

O acesso à informação se popularizou e tornou mais democrática a estrutura do ensino que, até então, dependia totalmente do ambiente físico da escola. Hoje, com acesso à internet, todos conseguem consultar uma enorme quantidade de informações e aprender qualquer coisa.

Além disso, a possibilidade de usar links permite fluidez e conexão entre assuntos de diversas áreas do conhecimento. Dessa forma, é muito mais fácil encontrar dados sobre os mais variados temas. É o fim do “monopólio” do conhecimento e um passo para a reinvenção do processo de ensino-aprendizagem.

5. Automatização e transformação digital

A automatização de processos escolares está sendo amplamente utilizada pela sua eficácia. Afinal, com os sistemas de gestão e soluções educacionais, as escolas conseguem migrar processos físicos para o ambiente virtual. Aliás, essa transição é conhecida como transformação digital.

Por sinal, esse processo foi acelerado em muitas instituições, por conta do isolamento social devido ao coronavírus. Escolas passaram a oferecer aulas e avaliações de forma online. Enquanto procedimentos administrativos e educacionais estão sendo feitos por funcionários (incluindo professores) atuando em regime de home office.

A automação também afeta o ambiente educacional físico, por exemplo, sistemas de climatização e de iluminação podem manter espaços de ensino mais adequados para os alunos.

Conclusão

Vale reforçar que as tecnologias educacionais têm importante participação no processo de aprendizado e formação dos estudantes. Afinal, o recurso facilita a absorção de conhecimento e amplia as possibilidades de aprendizado.

Além disso, elas não estão limitadas somente ao ensino, pois também contribuem para uma gestão escolar cada vez mais eficiente. O uso de tecnologia, em ambos os casos, tende a gerar benefícios ainda maiores para a entidade.

O artigo foi útil? Se quiser como potencializar os resultados da sua escola, fale conosco!

Colina Tech

08.07.2020