A importância da tecnologia para transformar a educação do futuro



O acesso à informação se popularizou e tornou mais democrática a estrutura do ensino que, até então, beneficiava a poucas pessoas. Hoje, com um dispositivo móvel e acesso à internet por meio de redes Wi-Fi, todos conseguem acessar um banco de informações e aprender qualquer coisa. A forma de aprendizagem está mudando e a tecnologia é a grande responsável por transformar a educação. Nesse sentido, as instituições de ensino precisam se adequar rapidamente se quiserem acompanhar essa revolução.

Novo perfil de estudantes

A nova geração de estudantes tem um perfil totalmente engajado no ambiente online, com grande facilidade no manuseio e acesso a dispositivos móveis de última geração e com ampla inclinação para os jogos eletrônicos. Com uma característica definida por impaciência, o novo estudante quer aprender tudo muito rápido e acaba buscando, na internet, os meios para auxiliar a sua rápida aprendizagem.

As intermináveis aulas, muitas vezes consideradas chatas, monótonas e sem grande evolução, estão dando lugar a um ambiente extremamente dinâmico e envolvente que garantem o interesse dos estudantes no método de aprendizagem. As instituições de ensino que não identificarem e acompanharem essa revolução da educação correrão sérios riscos de ficarem presas no passado, seguindo uma metodologia de ensino que não satisfaz mais as necessidades dos estudantes.

Os números falam por si só

O CETIC, empresa que monitora a adoção das tecnologias de informação no Brasil, divulgou um estudo que aponta o uso de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, por 82% das crianças e adolescentes brasileiros entre 9 e 17 anos de idade, para acessarem a rede mundial de computadores. Desse número, a pesquisa indica que 68% estão em busca de informações complementares para trabalhos escolares ou para ampliação do seu universo de conhecimento. Diante desse cenário, as tendências apontam para uma migração quase integral das metodologias de ensino para o ambiente online.

A tecnologia transformará a educação do futuro

Antes dos computadores e de a internet serem popularizados, o único meio de realizar pesquisas para trabalhos escolares era através de consultas aos livros nas bibliotecas. As informações eram bem limitadas e não havia um link com outros conteúdos complementares. Com essas tecnologias, hoje, as pesquisas podem ser feitas pela internet, através de computadores (desktops) e dispositivos móveis como tablets e smartphones, facilitando o aprendizado e agregando dinamismo ao conhecimento.

A educação a distância também é um forte exemplo de revolução do ensino permitida pelas novas tecnologias. A migração de Data Centers para a Cloud Computing permite que o portal de ensino da instituição (plataforma online) seja acessado em nuvem. Isso significa uma estrutura que promove maior mobilidade ao corpo docente e estudantes. Por meio de dispositivos móveis, em qualquer lugar e horário, é possível estudar, realizar consultas, fazer downloads e uploads, bastando apenas um ponto de acesso com a internet. Os aplicativos também são exemplos de ferramentas que devem auxiliar no processo de aprendizagem online.

Inovar é preciso

A gamificação e os simuladores virtuais, são bons exemplos de inovações tecnológicas que deverão ser incorporadas para estimular o avanço da aprendizagem. Com um ensino aplicado na prática, a aprendizagem pode ser obtida através das experiências vivenciadas e motivadas por recompensas oferecidas sempre que um determinado nível de conhecimento e experiência for atingido. Com o alto engajamento da nova geração aos mecanismos de jogos eletrônicos, essa ferramenta tem um grande potencial de aceitação e, entre as crianças e jovens em idade escolar, por isso essa metodologia se torna muito útil e fundamental para mantê-los interessados nos estudos.

Novas tecnologias surgem a cada momento e estes são apenas alguns exemplos de como as tecnologias educacionais podem contribuir para conectar escola e alunos neste novo modelo de ensino. Neste novo cenário, não basta apenas a escola saber utilizar as ferramentas já existentes, é necessário também que ela se movimente e implemente novidades para que seus alunos estejam cada vez mais engajados, informados e, principalmente, preparados para viver em um mundo conectado.

E você, como acha que a tecnologia pode contribuir para transformar a educação do futuro? Conte pra gente!

wello_banner-conversar-com-especialista_750x125 wello (2)

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Toda semana artigos sobre educação diretamente no seu email


Pronto para economizar tempo e aumentar seu poder de gestão?

Sistema de Gestão Escolar Inteligente

Sistema WPensar

CONHEÇA O WPENSAR


Aprenda sobre Gestão Escolar com nossos materiais educativos!

Potencialize suas habilidades de gestor

Materiais WPensar

BAIXE GRÁTIS




Assine e receba nossos posts direto no seu email