A importância da rotina escolar

A importância da rotina escolar

172

A rotina escolar é um dos primeiros contatos das crianças com os horários sociais. É nesse momento que as tarefas serão segmentadas e oferecidas com tempo predeterminado.

Quando o assunto é organizar a rotina escolar, a situação fica complexa. O professor precisa promover atividades que desenvolvam habilidades diversas, entendendo o ritmo dos alunos e mantendo-os concentrados e motivados.

O desafio é encontrar um equilíbrio entre as obrigações e pausas para descanso, além de desenvolver atividades dinâmicas que repensem o formato tradicional da sala de aula.

É possível ter uma rotina escolar e não tornar o ambiente de ensino-aprendizagem cansativo? Acompanhe o artigo!

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital
Descubra como captar alunos para a sua escola ou curso

Porque é preciso estabelecer uma rotina?

A rotina escolar é a sequência de atividades que um aluno desenvolve enquanto está na escola. À primeira vista, pode parecer desnecessário planejar previamente essa sequência, mas é importante que ela seja bem pensada.

Ter horários definidos permite que os alunos consigam cumprir com as atividades estabelecidas ao passo que se adaptam ao novo formato de organização do dia – com tarefas, pausas para recreação e para alimentação.

Com um cotidiano estável, o aluno sente-se mais seguro e desenvolve sua autonomia. Isso porque se adapta aos novos horários e entende a existência de um tempo determinado para a realização de cada atividade.

Além disso, é importante que a tarefa de planejar o cotidiano escolar seja realizada por professores, coordenadores, pedagogos e psicólogos.

A rotina escolar é positiva para os alunos

A rotina começa como um “combinado”. Aos poucos, os alunos conseguem mapear o funcionamento do dia: hora das atividades, hora de lazer, hora da refeição, entre outras.

Dessa maneira, eles se tornam cada vez mais capazes de organizar por si mesmos as tarefas ao longo do tempo que têm disponível.

O professor também deve colaborar, deixando que os estudantes tenham certa liberdade para administrar suas atividades dentro da rotina proposta.

Ter uma rotina e, aos poucos, organizar o dia desenvolve habilidades importantes para a formação de uma pessoa, ensinando o aluno a gerir seu tempo e elencar prioridades.

A relação com uma rotina escolar antecipa o contato com situações que desencadeiam ansiedade, por exemplo. Saber que haverá um momento definido para cada atividade e, ainda, uma ordem de prioridade para realizá-las é essencial para a gestão de tempo em todas as áreas da vida do aluno.

Rotina escolar no dia a dia

Planejamento de aula

Planejar conteúdos com antecedência permite ao professor maior organização das atividades propostas. Permite, ainda, que tanto o professor quanto os alunos busquem exemplos ou atividades dinâmicas.

A rotina escolar, principalmente nos primeiros anos, deve levar em consideração as necessidades biológicas, psicológicas, sociais e históricas de cada aluno, para a melhor adaptação.

Diversificação das atividades

Lembre-se: ter rotina não significa que as aulas serão sempre no mesmo formato.

A diversificação de atividades é uma ótima maneira de enriquecer o ensino. Atividades práticas, em grupo ou em dinâmicas diferenciadas são enriquecedoras, mas exigem planejamento.

É necessário que uma rotina escolar defina um momento para esse tipo de atividade. Assim, também é possível incentivar o professor a pensar em aulas mais interessantes, que relacionem o conteúdo ensinado de maneira tradicional com outras plataformas e situações.

A rotina escolar permite planejamento antecipado para que o professor realize debates, aulas interativas, cinedebates e apresentação de trabalhos.

Confira: como planejar um projeto de leitura

Fica mais fácil organizar a escola

Além de auxiliar alunos e professores, o estabelecimento de uma rotina escolar facilita a gestão de uma instituição de ensino. Quando há um cotidiano estável e bem definido, fica mais simples controlar o uso de materiais e espaços da escola.

A rotina de cada turma deve, então, prever momentos específicos para o uso de salas de arte, quadras e laboratórios, por exemplo, evitando que haja disputas, conflitos de horários ou falta de recursos.

Permite identificar a variação de comportamento

A rotina é importante também para identificar quebras de padrão, que podem indicar algum problema com a saúde ou dificuldades com os estudos.

É preciso garantir, nesse caso, que a rotina esteja adequada à faixa etária de cada turma e que os pais e responsáveis tenham meios de acompanhá-la.

Para a família é importante esse acompanhamento de perto, principalmente nos primeiros anos da vida escolar. Nessa fase os alunos estão se adaptando a uma nova rotina, convivendo com outras crianças e se adequando aos horários predeterminados para cada atividade.

Um aplicativo de comunicação escolar permite que os pais acompanhem cada momento do dia da criança que está nos primeiros anos da escola.

Diferente da agenda de papel, a Agenda Digital permite que os professores assinalem como foi a rotina da criança (alimentação, banho, sono, entre outros tópicos) de modo rápido e prático. As famílias podem, assim, acompanhar pelo celular e ter ciência da rotina escolar dos filhos.

Facilita participação dos pais na rotina escolar

Inserir os pais na rotina escolar dos filhos é benéfico não só para a criança como para a gestão da escola. Ter a família presente tanto na vida escolar quanto nas ações da escola permite que os pais estejam cientes das atividades que vêm sendo desenvolvidas.

A troca permite alinhar expectativas quanto aos objetivos do ensino e colaborar com o desenvolvimento dos alunos. A família pode participar ativamente de tomadas de decisão e ficar por dentro de tudo o que envolve o ambiente de formação da criança;

Clique e acesse: Ebook O que fazer para melhorar a comunicação entre escola, pais e alunos?

Inserir os alunos na rotina escolar é um desafio? Você tem facilidade de aproximar os pais da vida escolar dos alunos? Comente sua situação.