A importância da rotina escolar

A importância da rotina escolar



Organizar atividades escolares com crianças e adolescentes é uma tarefa um tanto complexa. Às vezes, pode parecer difícil manter os alunos concentrados e motivados com as tarefas que precisam realizar. Surge então a pergunta: será que é possível fazer com que eles se adaptem à dinâmica da escola? Uma boa maneira de solucionar esse problema é adotar uma rotina escolar bem planejada.  Por isso, preparamos esse artigo pensando em ajudar você a estabelecer uma rotina adequada na sua escola.

Acesse: Inscrição no blog

 

Porque é preciso estabelecer uma rotina?

 

A rotina escolar é a sequência de atividades que um aluno desenvolve enquanto está na escola. À primeira vista, pode parecer desnecessário planejar previamente essa sequência, mas é importante que ela seja bem pensada. Se a rotina for organizada, fica mais fácil garantir que os alunos completem suas tarefas e que o professor possa atingir os objetivos educacionais desejados.

O planejamento de uma rotina escolar deve partir do princípio de que alguns momentos devem se repetir periodicamente. Com um cotidiano bem definido e estável, o aluno sente-se mais seguro e desenvolve sua autonomia, o que colabora para o bom andamento das atividades propostas e leva à melhoria do ensino como um todo.

Além disso, é importante que a tarefa de planejar o cotidiano escolar seja realizada por professores, coordenadores, pedagogos e psicólogos. É preciso garantir, no caso, que a rotina esteja adequada à faixa etária de cada turma e que os pais e responsáveis tenham meios de acompanhá-la.

Baixe o material: Calendário Comunicados escolares - Maio a Julho

Veja abaixo algumas vantagens de adotar uma rotina escolar na sua instituição de ensino!

A rotina escolar é positiva para os alunos

 

  • Tranquilidade

Quando há uma rotina clara e bem definida, o aluno se sente mais seguro no ambiente escolar. A tendência é que, com o  passar do tempo, o estudante possaa antecipar o que vai acontecer ao longo do dia. Desse modo, evita-se momentos de ansiedade ou euforia na turma.

Saiba mais sobre o assunto: leia o artigo “Como ajudar o professor a lidar com uma turma muito agitada”

 

  • Autonomia

Do mesmo modo, os alunos tendem a se acostumar com os “combinados”, e podem ser cada vez mais capazes de organizar por si mesmos as tarefas ao longo do tempo que têm disponível. O professor também deve colaborar, deixando que os estudantes tenham certa liberdade para administrar suas atividades dentro da rotina proposta. Assim, as crianças e adolescentes podem se tornar cada vez mais autônomos.

Clique aqui e leia mais sobre como ajudar seus alunos a desenvolver autonomia!

 

Uma rotina escolar também ajuda o professor

 

  • Planejamento de aula

A definição de uma rotina escolar também é muito benéfica para o professor. Quando há um planejamento de atividades  pré-estabelecido, o docente tem mais condições de organizar suas aulas. Além de pensar no conteúdo a ser ensinado, o professor também tem tem mais facilidade para separar materiais necessários e reservar espaços da escola, por exemplo. Quando há planejamento, é muito maior a chance de sucesso de uma determinada aula.

 

  • Diversificação das atividades

A diversificação de atividades é uma ótima maneira de enriquecer o ensino. Atividades práticas, em grupo ou em dinâmicas diferenciadas são enriquecedoras, mas exigem planejamento. É necessário que uma rotina escolar defina um momento para esse tipo de atividade. Assim, também é possível incentivar o professor a pensar em aulas mais interessantes, que relacionem o conteúdo ensinado de maneira tradicional com outras atividades.

 

Fica mais fácil organizar a escola

 

Além de auxiliar alunos e professores, o estabelecimento de uma rotina escolar facilita a gestão de uma instituição de ensino. Quando há um cotidiano estável e bem definido, fica mais simples controlar o uso de materiais e espaços da escola. A rotina de cada turma deve, então, prever momentos específicos para o uso de salas de arte, quadras e laboratórios, por exemplo, evitando que haja disputas, conflitos de horários ou falta de recursos.

 

A participação dos pais na rotina escolar

 

É muito importante que, durante todo o ano letivo, os pais estejam cientes das atividades que vêm sendo desenvolvidas, de como fazem parte do projeto pedagógico da escola e do dia a dia dos seus filhos dentro desta. Desse modo, os responsáveis podem estar mais presentes na educação, cobrando melhorias da escola e ajudando no desenvolvimento dos alunos.

Leia um artigo sobre o assunto: aprenda mais sobre a importância da família no desenvolvimento dos alunos!

 

O Wello é um aplicativo de comunicação escolar que permite que os pais estejam por dentro das rotinas escolares de seus filhos, fator essencial para o sucesso das atividades dentro da proposta pedagógica da instituição. O aplicativo permite uma comunicação mais direta entre pais e escola, enriquecendo esta relação, e contribuindo para o desempenho da criança. Aproxime a família de seus alunos da sua escola, conheça o Wello.

Baixe o material: Ebook O que fazer para melhorar a comunicação entre escola, pais e alunos?


Como são organizadas as rotinas de atividades na sua escola? Comente aqui suas experiências e compartilhe os artigos com seus amigos!

 

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

3 comentários em “A importância da rotina escolar”

  1. muito bom, obrigado pelas informações.

    Responder
  2. Parabéns ,me ajudou muito no meu TCC.

    Responder
    1. Author Image Wello disse:

      Que legal! 🙂

      Temos uma biblioteca digital que pode te ajudar bastante em seus estudos também, já conhece?
      É essa aqui: http://wpensar.com.br/materiais-educativos

      Toda quarta nós mandamos um e-mail com os conteúdos mais acessados do nosso blog, se quiser receber para se manter atualizada, é só se inscrever aqui:http://materiais.wpensar.com.br/blog-vamos-mudar-a-educacao-grupowpensar

      Abraços!

      Responder

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email