7 mudanças necessárias para construir as salas de aula do futuro



A educação é algo que está sempre passando por constantes transformações. O objetivo é melhor adaptar-se às gerações que estão passando por essa fase e também para que possa melhor atender as próximas gerações em sala de aula. No atual período em que vivemos, há uma grande demanda de alterações, que precisam ser aplicadas para que a educação não se torne algo obsoleto. Apresentamos agora algumas tendências e mudanças necessárias ao ambiente escolar.

1.     Maior integração digital

Existe uma tendência de aposentar o papel, que aos poucos vai ficando ultrapassado. Os recursos digitais são a grande inovação e, atualmente, deve haver uma integração do que é impresso e o que é digital, em todos os âmbitos da educação, se justificando até mesmo no momento da alfabetização.

As ferramentas digitais promovem muito mais dinamismo e maior participação de todos os envolvidos. Não se trata de uma substituição geral, o que deve haver é uma conciliação entre o novo e o antigo, de forma que o universo dos alunos e o universo escolar conversem em uma mesma língua.

2.     Mudar a forma de transmitir conhecimento

Muito se tem discutido, hoje em dia, sobre como deve ocorrer o aprendizado dos alunos. Não basta apenas passar o conteúdo para os alunos e simplesmente dar por encerrado. O ideal é promover discussões, avaliar o que o está sendo transmitido para os estudantes, o porquê de eles estarem aprendendo determinado tema e como eles irão aplicar o que aprenderam na prática. Isso é muito importante para ajudar a estreitar os laços professor-aluno e também a relação instituição-aluno.

3.     “Gameficação” das aulas

Trazer os games para as aulas é uma forma de demonstrar uma grande interação digital, seja por meio de simulações, games sociais ou imersão real e/ou emocional. Desta forma, a aula fica mais interativa, dinâmica e divertida, captando a total atenção dos alunos.

Neste aspecto, alguns cuidados precisam ser tomados para que as aulas e os assuntos abordados não percam seu viés de seriedade. Aqui, o fator econômico também deve ser avaliado, para que a escola obtenha uma boa relação custo/benefício.

4.     Conectividade

Promover uma maior conectividade no ensino pode ser uma grande vantagem para a educação. A conexão garante que o conteúdo aprendido não fique apenas no plano “físico”, mas que reverbere também para o plano “sócio digital”. Assim, o conteúdo abordado se torna vivo. Isso pode ser feito de diversas formas, seja pelas redes sociais, como o Facebook e o Twitter e até mesmo pela criação de sites de conhecimento crowdsourced, como o Wikipedia.

5.     Transparência

Uma escola que transmite transparência é uma escola que consegue muito bem dialogar com as gerações atuais e com as que estão por vir. A transparência acarreta num achatamento dos níveis hierárquicos e estreita cada vez mais as relações entre os indivíduos, promovendo uma maior igualdade e cooperação entre todas as partes envolvidas na comunidade escolar, como os pais, professores, alunos e a própria instituição de ensino. Dar voz a todos é algo fundamental nos dias de hoje.

6.     Lugar

Aqui, não estamos nos referindo a questões de infraestrutura, mas sim dos lugares para onde os alunos estão levando o conteúdo aprendido. Gestores escolares devem se perguntar como os alunos estão aplicando o que aprendem. Os ensinamentos que estão sendo dados podem contribuir para transformar o mundo? Afinal, conhecimento é poder e poder é a capacidade de mudar.

7.     Autodidatismo

Pode até parecer curioso, mas muitas pessoas estão ávidas por mais aprendizado e estão buscando aquilo que desejam. Tanto que o autodidatismo é considerado uma das, se não a maior, tendência para o futuro da aprendizagem. Hoje, esses alunos que buscam seu próprio aprendizado valorizam o que estão aprendendo. Essa nova vertente estimula a autodisciplina das pessoas e também sua vontade de aprender.

Você ainda tem dúvida de que a escola precisa mudar e sobre como isto pode ser  feito? Deixe sua opinião nos comentários!

wello_banner-conversar-com-especialista_750x125 wello (2)

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

1 comentários em “7 mudanças necessárias para construir as salas de aula do futuro”

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email