7 dicas para reduzir os custos de comunicação na sua escola ou curso

8

O contato entre a escola e a família do aluno é imprescindível para uma educação de qualidade, porém, às vezes, esta comunicação escolar acaba tendo um custo bastante alto para as instituições de ensino, uma vez que precisam ficar ligando para todos os pais dos alunos ou enviando materiais gráficos impressos como avisos, comunicados, circulares e outros documentos.

Muitas escolas já estão ficando cientes de que estes custos com a comunicação escolar podem ser minimizados se algumas medidas forem tomadas. Uma das principais soluções que está chamando a atenção das escolas são os aplicativos dirigidos à integração escola-família. Estes recursos são muito úteis já que os caderninhos de aviso, ligações e demais formas de comunicação são substituídos por um único equipamento, que garante também mais agilidade e rapidez. Além disso, a maior parte destes aplicativos de comunicação escolar possibilita, ainda, o pagamento das mensalidades on line, a verificação de débitos e demais funções financeiras. O que torna bem mais prática a vida dos gestores da escola e dos pais dos estudantes, principalmente daqueles que trabalham fora.

Como andam os custos da comunicação na sua escola? Neste post, apresentaremos algumas dicas que ajudam a conter os gastos e conseguem uma gestão da comunicação mais eficaz. Acompanhe:

Dicas para diminuir os custos com a gestão da comunicação escolar

1- Pesquise preços

Se você ainda precisa imprimir muitos documentos, não contrate a primeira gráfica que buscar. Tenha cautela. Invista tempo na verificação de cada uma das opções, estabeleça contato com os responsáveis pelo orçamento, busque descontos por quantidade, veja a qualidade da impressão.

Nem sempre uma gráfica que cobra menos pelos produtos entrega menos qualidade. Às vezes, ela possui flexibilidade com fornecedores ou incorpora técnicas menos custosas nas suas operações, mas não por isso o material terá menos qualidade. O jeito aqui é pesquisar todas as alternativas possíveis e negociar.

2- Tenha linhas de diferentes operadoras

Muitas vezes, o contato telefônico é necessário e este sempre gera gastos! Se você tiver um chip de cada operadora e conseguir identificar de qual empresa é o número que você pretende ligar, certamente o preço da ligação será bem menor. Quer uma boa dica? Use o site qual operadora.info?” para descobrir em qual empresa o número para o qual você quer discar está registrado. Além de identificar o número com a informação oficial, ele também mostra a região ou cidade do número pesquisado, seja celular, fixo ou rádio.

3- Reuniões frequentes

Esta é uma solução bastante útil. Ao fazer reuniões periódicas entre pais, professores e direção, você poderá enviar apenas um comunicado impresso ou fazer somente uma ligação. Certifique-se de redigir uma listagem de todos os tópicos que deverão ser mencionados durante a reunião, isso facilitará o andamento do encontro e evitará que você precise entrar em contato novamente com os pais.

4- Newsletter

Use a tecnologia e a criatividade a seu favor! Hoje em dia, a maior parte das pessoas usa diariamente a internet para acessar o seu e-mail, redes sociais e demais páginas de interesse. Crie uma newsletter para sua escola e mande, por e-mail, com uma periodicidade definida para os pais de alunos. Um dos pontos positivos de utilizar este canal de comunicação é que você pode enviar as mensagens de forma massiva e sem custos.

5- Utilize o Skype e o Whatsapp

Desde que o Skype e o Whatsapp apareceram, as ligações via telefone ficaram mais escassas entre as empresas. O motivo principal da adoção dessas ferramentas é seu caráter gratuito. Imagine quanto você economizaria em ligações se utilizasse estes meios de comunicação? É claro que nem sempre os pais dos alunos estarão disponíveis para atender ligações deste tipo, mas é uma boa tentativa para aliviar os custos das ligações telefônicas e impressão de documentos. Atenção! A utilização do Skype ou do Whatsapp não serve para substituir os outros meios, mas sim para complementar e entregar mais resultados na comunicação.

6- Controle de resultados por canal de comunicação

Independentemente do canal de comunicação que for utilizado na sua escola, a regra geral é manter os gastos controlados. A maneira mais ágil de diminuir custos neste sentido é prestando atenção em qual canal de comunicação é mais eficiente, logo, deve-se investir esforços e recursos naquele que mais estiver entregando mais resultados. O sucesso de um ou outro canal depende também do perfil dos pais, nem sempre o que funciona em uma instituição, será útil em outra. Verifique com a sua equipe de professores e colaboradores, quais têm conseguido um maior índice de feedbacks positivos.

7- Utilize um aplicativo de agenda digital

Atualmente, os aplicativos de agenda digital têm sido “o pulo do gato” nos mais diversos estabelecimentos de ensino. Eles colaboram com a comunicação escola-cliente e possibilitam ações de marketing muito mais efetivas. Nunca esqueça que a sua escola também é uma empresa e, como seu papel fundamental é educar, precisa estar alinhada com as novidades tecnológicas do mercado! Isto quer dizer que a utilização de aplicativos pode ser muito útil para manter uma boa comunicação com a família dos alunos.

Através de um aplicativo sua instituição pode enviar comunicados aos pais e alunos de forma simples e segura, solicitar que eles confirmem a participação nas reuniões e atividades da escola, informar sobre notas, ocorrências disciplinares, datas de provas e tarefas de casa de seus filhos e muito mais. E o melhor: gastando muito pouco!

Caso esteja pensando em adotar o uso de um aplicativo, conte com o aplicativo WPensar Agenda Digital, que permite aos pais e escola o acesso a toda a vida acadêmica dos estudantes. Se você gostou desta nova ferramenta de gestão escolar e quer saber mais sobre como um app de agenda digital vai ajudar sua escola, acompanhe mais detalhes sobre ela aqui

Diminua os custos com a comunicação e mostre que a sua instituição esta por dentro das inovações tecnológicas do mercado em prol da educação!

Gostou das nossas dicas? Deixe o seu comentário! Banner_Trilha-Eva_750x125