6 dicas rápidas para planejar a comunicação interna da sua escola



A comunicação interna, em todas as organizações, tem a função essencial de promover engajamento, bom entendimento e harmonia entre todos os colaboradores e responsáveis pelos objetivos da instituição, comprometendo-os quanto aos propósitos e valores comuns que ajudarão o trabalho em equipe acontecer, produzindo resultados positivos.

Uma boa comunicação evita falhas na condução das atividades, desencontros e conflitos desnecessários, perda de tempo com eventos frustrados e retrabalho. Além de planejar e agilizar as tarefas, ela garante maior satisfação, tanto para quem trabalha no local quanto para quem se beneficia dos serviços prestados.

Rotina escolar demanda compartilhamento e colaboração

Na área de Educação, é a mesma coisa. Uma instituição educacional requer também uma boa comunicação interna entre diretoria, coordenação, professores, demais colaboradores, alunos e pais. Eles devem falar a mesma língua e se organizar na rotina escolar de modo que cada um assuma suas responsabilidades de forma clara, compartilhando e colaborando com os demais para que todo o trabalho resulte em qualidade e eficiência.

Os princípios que orientam o processo de comunicação interna são basicamente: transparência, colaboração, feedbacks, horizontalização e meios eficientes para que a troca de informações contínua ocorra sem dificuldades.

Veja seis dicas práticas sobre como montar um bom planejamento de comunicação para sua escola:

1- Defina quem são os públicos-alvo

Professores, alunos, coordenadores e pais de alunos exigem diferentes tipos de comunicação. Faça um diagnóstico interno de tudo o que precisa ser comunicado ao longo do ano e para quem:eventos, período de provas, feriados, provas, passeios, reunião de pais, de professores, aulas externas, etc.

2-Delegue responsáveis por cada comunicado

Defina e delegue responsabilidades. Por exemplo, coordenação comunica as reuniões, diretoria comunica sobre feriados e problemas disciplinares, professores informam sobre o período de provas, notas e assim por diante.

3- Estabeleça meios de comunicação para cada tipo de comunicado

Veja o que é mais adequado para cada situação. Comunicados em quadro de aviso na escola, e-mail, informativo na agenda e mensagens online são algumas alternativas. As escolas podem utilizar meios off-line como papel, agenda e folhetos para divulgar seu calendário e outras informações. Mas vale destacar que ferramentas virtuais são mais eficazes porque permitem que haja mais interação entre os públicos e em qualquer momento do dia e da semana.

4- Utilize tecnologia de ponta

Você pode utilizar um aplicativo de comunicação escolar que organize todo o calendário de eventos ao longo do ano e permita que diferentes públicos enviem comunicados dentro da mesma plataforma. Isso unifica, centraliza e facilita a comunicação, evitando ruídos entre pais, professores, coordenadores e diretoria e deixa os alunos cientes de suas atividades ao longo do período letivo.

5- Conscientize os professores sobre sua participação na comunicação

Os professores podem ficar responsáveis por avisar aos pais dos alunos sobre as tarefas de casa e o cumprimento ou não delas. Podem informar sobre notas por meio de um sistema de boletim online para pais e avisar sobre provas e trabalhos. Essa prática, além de dar mais agilidade aos docentes, permite que os pais acompanhem mais de perto a vida escolar dos filhos.

6 – Mantenha os pais sempre informados

Com um aplicativo de comunicação, não é necessário que tenha alguém na escola à disposição para informar aos pais sobre frequência, notas e ocorrências dos seus filhos, pois essa informação fica na palma da mão dos responsáveis e pode ser acessada com apenas alguns toques na tela. Desta forma, não há sobrecarga para ninguém e nem se impõe limites de horários ou dia para obter essas informações.

E então, que tal começar um planejamento diferente que contenha um aplicativo de comunicação inovador para sua instituição de ensino? Conheça o Wello, o aplicativo de comunicação da sua escola!

wello_banner-conversar-com-especialista_750x125 wello (2)

Author Image

Por WPensar

Desenvolvemos a melhor e mais completa plataforma de gestão escolar para instituições de ensino, otimizando a capacidade gerencial e oferecendo uma nova visão da administração.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assine e receba nossos posts direto no seu email