4 passos para uma comunicação escolar eficaz

4 passos para uma comunicação escolar eficaz

53

Gerir uma instituição na área de Educação requer muitas habilidades de administrador, entre elas conseguir estabelecer uma comunicação eficaz. Esta é a chave para o sucesso de qualquer atividade e ignorar a importância de se investir nisso é certeza de encontrar grandes dificuldades na gestão.
Mas, para que isto ocorra, nem sempre ter boa competência como gestor basta. Na grande maioria dos casos, hoje em dia vemos que tem se tornado cada vez mais indispensável a integração de tecnologias inovadoras que ajudem a elevar o nível de organização e compartilhamento de todas as informações importantes que rondam a rotina de uma organização (educacional, inclusive).

Quais passos devo seguir para ter uma comunicação escolar eficaz?

Primeiramente, será necessário organizar dados, abrir canais de comunicação para diversos fluxos – entre gestor x professor e professor x pais -, e acompanhar os feedbacks, realizando as alterações necessárias para que este ciclo seja sempre harmonioso.
Um grande diferencial é ter uma ferramenta adequada que ajude o gestor a acompanhar o cenário da instituição, orientar ações voltadas para o corpo docente e para o corpo discente, supervisionar sua equipe e intervir positivamente em conflitos, compreendendo problemáticas que envolvam os alunos e os profissionais em sala e, assim, poder propor soluções eficientes.

Por que é benéfico para minha instituição?

A comunicação eficaz é benéfica para a instituição de ensino porque influencia e contribui diretamente na qualidade do ensino. Ela garante que o aprendizado dos alunos seja mais proveitoso, que os profissionais se sintam mais motivados e engajados e, ao fim, que a escola alcance seu propósito de reconhecimento como propulsora de educação e com uma cultura de excelência.
Veja, a seguir, quatro passos a se considerar para começar a otimizar a comunicação em sua instituição:

1- Centralize e organize dados importantes:

Muito bem, sabendo quais são as dificuldades, considere a inserção de um aplicativo de agenda digital em sua instituição. Existem aplicativos que podem ser usados em dispositivos móveis, os quais praticamente todos já estão habituados a usar.
Com isso, fica mais fácil enviar comunicados, notificações de pendências, documentações ou autorizações, avisos de passeios ou atividades extracurriculares, avaliações, recessos (férias ou feriados), problemas com faltas e até intercorrências relativas à saúde dos alunos, enfim, o que for necessário.

2 – Crie um sistema de acompanhamento integrado de rendimentos:

Agora é importante agilizar a troca de informações. Sim, porque elas não são estáticas. Ao longo do ano letivo, muitos dados são adicionados ao histórico de andamento e rendimento dos alunos, propostas dos professores, sugestões e decisões tomadas em reuniões e assim por diante. Deste modo, os responsáveis podem ficar cientes de quando há queda no rendimento dos alunos e até serem convidados a comparecer para um diálogo, podendo confirmar sua presença ou não com antecedência, o que evita esforços e\ou gastos desnecessários.

3 – Proporcione uma cultura de engajamento:

Aqui é importante lembrar que não são somente os gestores, professores e pais que devem participar do processo, mas sim todos os agentes de sua instituição: secretaria, coordenação e demais funcionários. Afinal, não são somente os mestres que ensinam e avaliam os alunos e os diretores que cuidam de questões mais decisivas que contribuem para o bom andamento da comunicação.
Os profissionais que fazem matrículas, que acompanham transferências, salas e demais atividades também são de extrema importância no desafio de evitar desencontro de informações e garantir maior produtividade em nível escolar. Todos devem estar engajados no mesmo objetivo de tornar a comunicação mais eficiente e uma aliada dos bons resultados. Em outras palavras, agregue valor aos relacionamentos na instituição como forma de criar motivação para melhorias.

4 – Garanta que esta tecnologia seja amplamente acessível:

Encontrando uma solução que se adapte a diferentes sistemas (como Android, iOS), você abre mais portas para que todos participem. Além disto, a tecnologia também pode vir adaptada a permitir utilização off-line (no caso de precisar consultar ou anotar eventos importantes) e que atualize informações assim que tiver conexão reestabelecida. Além de evitar perdas de dados ou de tempo em caso de possíveis instabilidades da internet, por exemplo. Isto não limita os profissionais a utilizar a ferramenta somente em determinadas espaços da escola.
E então, você imaginava que existia uma possibilidade tão interessante para otimizar a comunicação escolar? Deixe seu comentário em nossa página!
wello-banner-landing-comunicacao-escolar-750x125