Evite erros na captação de alunos!

8 erros na captação de alunos que sua instituição deve parar de cometer

38

A captação de novas matrículas é parte fundamental do trabalho de qualquer escola ou curso. Todavia, muitas instituições de ensino não dão a devida atenção a esse processo, deixando brechas para erros na captação de alunos que comprometem toda a gestão escolar.

Evitar essas falhas já é um bom caminho para combater os problemas na captação e garantir salas de aula cheias. Confira nesse artigo quais são os erros que sua escola ou curso precisa parar de cometer agora mesmo!

Baixe o material: Ebook 7 Passos para conquistar uma sala de aula cheia

Os 8 erros na captação mais comuns

1. Não estabelecer metas de captação

Para realizar um bom trabalho é preciso, em primeiro lugar, saber onde você deseja chegar e que objetivos pretende atingir. Se não houver uma meta clara, a equipe responsável pela captação fica desmotivada e seu trabalho fica vago e sem sentido. Assim, é necessário estipular o número de matrículas que você deseja conquistar e depois definir metas, que devem incluir prazos.

Veja como montar um planejamento eficaz para a captação alunos!

2. Não focar em um público-alvo

É preciso definir também qual é o público-alvo da sua instituição, ou seja: definir que tipo de pessoa tem perfil para ser aluno da sua escola ou curso. Quando as instituições não pensam no público que desejam atender, o contato com alunos em potencial fica um pouco confuso. Nesses casos, as estratégias de captação terminam trazendo à sua instituição muitos curiosos que na verdade não têm condições ou não têm interesse de fato em se matricular.

Baixe uma planilha com todas as perguntas que você precisa fazer aos interessados para saber se eles se encaixam no perfil do público-alvo

3. Não planejar o investimento em divulgação

Investir em divulgação, como campanhas publicitárias, por exemplo, faz parte do processo de atrair novos alunos. Todavia, esse investimento deve ser planejado para atingir o público-alvo de maneira eficiente e com melhor custo-benefício possível para instituição.

Não se pode investir em divulgação da maneira que muitas instituições fazem, apenas “tentando a sorte” com anúncios em vários veículos. Nesses casos, tende-se a gastar muito dinheiro para obter pouco ou nenhum retorno.

Leia um artigo que preparamos e aprenda como investir em divulgação para captar alunos!

4. Ignorar o potencial da internet

Muitas escolas e cursos não estão presentes nas redes sociais e sequer atualizam seus sites. Com essa postura, terminam desperdiçando o enorme potencial da internet no que diz respeito a captação de alunos.
O investimento na web é interessante porque ela oferece algumas vantagens em relação às mídias tradicionais. Quando se anuncia na internet, é possível segmentar o público que você quer que veja sua campanha e depois acompanhar os resultados dela. Além disso, a simples divulgação através de redes sociais e páginas com formulários de matrícula pode ser bem eficiente e sem custo.

Baixe um infográfico e saiba tudo sobre captação de alunos na internet!

5. Não fazer a gestão dos contatos

Um dos maiores erros na captação de alunos é não ter nenhum controle dos interessados que chegam à instituição. Você precisa, de alguma maneira, obter os dados de contato de alguém que demonstra interesse na sua escola ou curso, pois essa é a única maneira de começar a estabelecer o relacionamento com um cliente em potencial.

Todo esse processo fica muito mais fácil quando a escola é informatizada e conta com uma ferramenta de captação, que registra as informações desejadas e cria uma “ficha” de cada interessado, fazendo o gerenciamento de relacionamento com os clientes. Assim, nenhuma informação se perde em anotações, por exemplo.

Leia mais sobre a ferramenta de captação e entenda porque você deve utilizá-la na sua escola ou curso!

6. Não estabelecer um relacionamento com os interessados

Não adianta apenas pegar o contato de interessados na sua escola ou curso se você não estabelecer nenhum relacionamento com eles. Vale, por exemplo, agendar uma reunião ou enviar emails com conteúdos interessantes sobre a instituição após um contanto inicial. O importante é fazer-se presente, e mais que isso, estabelecer uma relação de confiança através da argumentação correta, mostrando que você pode oferecer o que a pessoa precisa. Desse modo, as chances de converter um interessado em aluno é muito maior.

Saiba como aumentar as chances de transformar contatos em matrículas! Veja o artigo que preparamos!

7. Ter um atendimento desorganizado

Nenhum aluno em potencial terá paciência para sua instituição se for mal atendido. Por isso, a equipe responsável por receber interessados precisa estar treinada e também precisa dispor de recursos que permitam trabalhar com eficiência, como um sistema informatizado, por exemplo. Quando não há organização no atendimento, a escola não consegue trabalhar bem a captação e acaba aborrecendo aluno em potencial com ineficiência, lentidão e perguntas repetitivas, por exemplo.

Um sistema de gestão escolar ajuda muito na organização. Clique e entenda mais sobre o assunto!

8. Não analisar os resultados da captação

A análise é a etapa final da temporada de captação, onde avalia-se o resultado das estratégias adotadas. Analisar é fundamental porque permite encontrar erros e acertos no trabalho que foi feito. Assim, pode-se estabelecer um planejamento melhor a cada ano, de modo a eliminar erros na captação de alunos.

Quando a escola não avalia o resultado de suas estratégias de captação, fica sem referências para progredir nesse trabalho. Porém, é de fato difícil fazer uma análise quando os registros são confusos. Relatórios de um sistema de gestão escolar, por exemplo, podem ajudar muito a avaliar os resultados obtidos.

Conheça métricas de gestão escolar e saiba avaliar seus resultados!

Conte com a WPensar para combater erros na captação de alunos!

Clique e conheça o sistema WPensar

Gostou desse artigo? Compartilhe-o nas suas redes sociais e deixe sua opinião nos comentários abaixo!