Tenha uma gestão saudável

Como ter uma gestão saudável no segundo semestre

26

Maurício Calazans por aqui e escrevo esse post para trazer uma dica importante para você, gestor educacional. Afinal, quem não quer uma gestão escolar saudável para o segundo semestre?!

gestão escolar saudável

Trabalho auxiliando centenas de gestores escolares a transformarem suas instituições de ensino através do Grupo WPensar.E, resumo neste artigo o trecho de uma conversa que tive com um gestor escolar amigo do Rio de Janeiro. Ele perguntou:

Quais são as métricas fundamentais para equilibrarmos a gestão da nossa organização educacional (curso, escola e faculdade) ?

Minha dica nessa virada para segundo semestre é analisar os três pontos abaixo:

1. Qual é a sua taxa de inadimplência da sua escola / curso?

Controlar essa métrica dentro da sua instituição de ensino será fundamental para no final do ano financeiramente vivo! Mas, se você ainda tem aquela dúvida de como realizar esse cálculo preparei um pequeno trecho detalhando isso, vejaaqui.

Atenção para taxas de inadimplência acima de 15%. Tenho certeza que compromete o equilíbrio da sua instituição de ensino. Atualmente, já existem soluções e processos organizacionais para controlar e reduzir esse problema.

2. Quais são as métricas de divulgação da minha escola? E, de fechamento das matrículas?

Para preparar um final de ano surpreendente você necessariamente precisa prestar atenção nas métricas de marketing e nos resultados comerciais da sua instituição de ensino. Nesse vídeo que preparei anteriormente eu explico melhor como calcular essas taxas fundamentais. Veja aqui

Creio que a gestão de marketing e comercial se faz fundamental para manter qualquer organização “em pé” e estruturada. Por isso, ao longo deste último mês muitos educadores me procuraram com o objetivo de ajudá-los a transformar os seus resultados comerciais.

Como está o controle de qualidade da minha instituição educacional?

Como está a taxa de retenção no último período? Te agradou?Que ações você está realizando ao longo deste ano para controlar e até reduzir a possível evasão de estudantes? E, o mais importante qual é o nível de qualidade percebida pelos seus estudantes e familiares?

Nesse pequeno vídeo eu detalho melhor como você poderá gerir essas taxas de qualidade.Veja mais

Agora “mãos à obra”!

Colocar essas 3 métricas (taxas) no papel e listar as ações que você está realizando para tratar cada um dos problemas encontrados serão fundamentais para você chegar no final desse ano com uma gestão educacional saudável. Entregando ainda mais qualidade nos seus serviços educacionais e máximo resultado aos estudantes e familiares.

Baixe o material: Ebook Métricas de Gestão Escolar

Ótimo início de semestre para você e toda a sua equipe!
Conte conosco 😉
Um abraço e até breve

Maurício Calazans


Dicas de gestão educacional aqui
Siga-me aqui
www.appoia.com.br